Seja otimista e tenha uma vida melhor!

6min. de leitura

Todo mundo quer ser fisicamente saudável. Tenho certeza que você quer ser saudável mentalmente também. A verdadeira medida de “aptidão mental” é ser otimista sobre como você está sendo sobre si mesmo e sua vida. Aprenda a controlar o seu pensamento em formas muito específicas, para que você se sinta ótimo sobre si mesmo e sua situação, não importa o que aconteça.



Controlar suas reações e respostas

Há três diferenças básicas nas reações de otimistas e pessimistas. A primeira diferença é que o otimista vê um revés temporário, enquanto o pessimista vê como permanente. O otimista vê um evento infeliz como um evento temporário, algo que é limitado no tempo e que não tem nenhum impacto real sobre o futuro. O pessimista, por outro lado, vê os eventos negativos como permanentes, como parte da vida e destino.

 


 Isolar o incidente

A segunda diferença entre o otimista e o pessimista é que o otimista vê dificuldades específicas, enquanto o pessimista as vê como penetrante. Isso significa que quando as coisas dão errado para o Otimista, ele olha no evento como um incidente isolado amplamente desligado de outras coisas que estão acontecendo em sua vida.

 


Ver contratempos como eventos temporários

Por exemplo, se algo aconteceu e que por isso não se concretizou um determinado projeto, e você considerou isto como um evento infeliz que pode acontecer ao longo da vida, esta é um reação de um otimista. O pessimista, por outro lado, vê decepções como sendo difundidas. Ou seja, lhe são indicações de um problema ou lacuna que permeia todas as áreas da vida.

 

 Não tome o fracasso como pessoal

A terceira diferença entre otimistas e pessimistas é que os otimistas vêem um evento negativo como externo, enquanto os pessimistas interpretam eventos como pessoal. Quando as coisas dão errado, o otimista tende a ver o revés como resultante de fatores externos sobre os quais tem pouco controle.

Se o otimista é cortado no trânsito, por exemplo, em vez de ficar com raiva ou chateado, ele vai simplesmente rebaixar a importância do evento, dizendo algo como, “Oh, bem, acho que a pessoa só está tendo um dia ruim.”

O pessimista, por outro lado, tem uma tendência a levar tudo pessoalmente. Se o pessimista é cortado no tráfego, ele vai reagir como se o outro motorista agiu deliberadamente fez aquilo para perturbá-lo e frustrá-lo.

Manter-se calmo e objetivo

A marca registrada de uma auto-atualização totalmente madura, em pleno funcionamento de personalidade é a capacidade de ser objetivo e insensível quando apanhados em inevitáveis tempestades da vida diária. A pessoa superior tem a capacidade de continuar a falar para si mesmo de forma positiva e otimista, mantendo sua mente calma, clara e completamente sob controle. A personalidade madura é mais relaxada, mais consciente e mais capaz de interpretar os eventos de forma mais realista e menos emocional do que é a personalidade imatura. Como resultado, a pessoa madura exerce um maior senso decontrole e influência sobre seu ambiente e é muito menos provável de ser irritado, chateado, ou distraído.

 

Ter a visão de longo prazo

Olhar para os contratempos inevitáveis que você enfrenta como sendo temporário, específico e externo. Ver a situação negativa como um único evento que não está conectado a ooutro potencial evento e que é causado principalmente por fatores externos sobre os quais você pode ter pouco controle. Simplesmente se recusam a ver o evento como sendo um forma permanente, difundida ou indicativa de incompetência pessoal da incapacidade.

Resolva pensar como um otimista, não importa o que aconteça. Você pode não ser capaz de controlar eventos, mas você pode controlar a maneira que você reage a eles.

 

Exercícios de ação

Agora, aqui estão três ações que você pode tomar imediatamente para colocar essas idéias em ação.

Em primeiro lugar, lembre-se continuamente que contratempos são apenas temporários, em breve será passado e nada é tão grave como você acha que é.

 

Em segundo lugar, olhe para cada problema como um evento específico, não conectado a outros eventos e não indicativo de um padrão de qualquer tipo. Lidar com isso e continuar com sua vida.

Em terceiro lugar, reconheça que, quando as coisas dão errado, elas geralmente são causadas por uma variedade de eventos externos. Diga a si mesmo, “o que não pode ser curado deve ser sofrido” e então volte a pensar sobre seus objetivos.

Você também pode aprimorar sua qualidade de vida lendo o Livro do Segredo e outros arquivos, com venda exclusiva pelo site http://thesecret.tv.br/o-livro/. Nele você encontrará dicas para uma vida mais realizada e sucesso pessoal e profissional.

Se você gostou deste post deixe um comentário e compartilhe com um amigo!

Curta nossa página no Facebook!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 02/06/2013 às 20:13






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.