20 benefícios do chocolate para a sua saúde

10min. de leitura

Chocolate é considerado maléfico para a saúde por estar associado, principalmente, com o ganho de peso e acne. Os americanos gastam US $ 10 bilhões por ano em achocolatados. Porém nem tudo são más notícias, pois inúmeros estudos mostram que chocolate escuro tem muitos benefícios para a saúde.



Aqui estão 20 benefícios que você pode não conhecer e que irão ajudá-lo a consumir chocolate com menos culpa.

1. Ele pode ajudar seu coração a se manter saudável

Estudos revelam que os flavonoides presentes no chocolate podem ajudar suas veias e artérias a ficarem macias. Mais de 7 estudos, contaram com 114.000 participantes, aos quais foram dadas algumas porções de chocolate amargo por semana. Os resultados mostraram que o risco de ter um ataque cardíaco foi reduzido em cerca de 37%, enquanto as chances de ter um derrame foram 29% menor quando tiveram um maior consumo de chocolate.

2. Pode ajudar a melhorar a sua memória à medida que envelhece

A pesquisa mostrou que quando as pessoas idosas receberam extratos de cacau, especialmente preparados com altas taxas de flavanols. Sua função cognitiva melhorou. O único problema é que, quando o chocolate está pronto para ser comido, o percentual desses flavonoides de cacau é muito reduzido, devido ao processamento e da adição de ovos, açúcar e leite.


3. Pode ajudar a evitar queimaduras solares

Um estudo realizado em Londres descobriu que as mulheres que receberam chocolate com alto teor de flavanol foram capazes de suportar o dobro da quantidade de luz UV sobre a pele sem queima, em comparação àquelas que receberam doses mais baixas.

4. Pode torná-lo melhor em matemática

Eu nunca fui bom em matemática na escola. Talvez eu devesse ter comido mais chocolate escuro! Esta é a conclusão surpreendente a que cheguei depois de ler sobre a pesquisa do Professor David Kennedy, que é diretor do “Cérebro, Desempenho e Nutrição” do Centro de Pesquisa da Universidade de Northumbria (Reino Unido). Os participantes receberam 500 mg de flavanols em uma bebida quente de cacau. Eles se beneficiaram com o aumento do fluxo para o cérebro e foram melhores ao lidar com difíceis equações matemáticas.

5. Ele pode te deixar de bom humor

Eu queria que meu tio tivesse dado à minha tia um pouco de chocolate quando dizia a ela para parar de chorar e se “animar”. Ele obviamente não tinha lido sobre o trabalho da Universidade de Swinburne, na Austrália. Os participantes do trabalho usaram os polifenóis do cacau como experimento e descobriram que eles tiveram um efeito benéfico sobre o humor dos participantes, que se tornou mais calmo e feliz.


6. Ele pode ajudar a baixar os níveis de colesterol

The Journal of Nutrition traz um artigo interessante sobre os resultados de um estudo realizado para determinar se o chocolate escuro poderia ter efeito sobre os níveis de colesterol LDL. Eles descobriram que quando os participantes receberam barras de chocolate escuro com esteróis vegetais e flavanols, seus níveis de colesterol diminuíram.

7. Ele pode ajudar as pessoas com a doença de Alzheimer

Como sabemos, as vias nervosas para o cérebro ficam danificadas nas pessoas que sofrem da Doença de Alzheimer, causando perda grave em certas funções mentais. É fascinante ler sobre como um extrato de cacau, chamado lavado, pode realmente reduzir os danos causados ​​a essas vias vitais.

8. Ele pode ajudá-lo com o seu treino

Outro flavanol mágico presente no chocolate é epicatequina. Essa substância foi dada a alguns ratos que se tornaram muito mais aptos e fortes do que os que não receberam a substância. Os pesquisadores dizem que, para obter os melhores resultados no seu treino, você tem que limitar a quantidade a apenas cerca de metade de um quadrado de chocolate por dia! Se você consumir muito, pode desfazer os efeitos benéficos.

9. É muito nutritivo

Você sabia que, se escolher um chocolate com alto teor de cacau (75% a 85%) você estará fazendo um lanche muito nutritivo? Pegue a típica barra de chocolate de 100 gramas. Ela tem quase todo o seu RDA para o cobre e manganês. Ele contém mais de metade do seu RDA de magnésio e cerca de dois terços (67%) do seu RDA para o ferro. Ela também tem cerca de 10% de fibra. Há também grande quantidade de zinco, selênio e potássio também.

10. Pode ajudar a baixar a pressão arterial

Você pode não saber, mas ter a quantidade certa de NO (óxido nítrico) em seu corpo pode ajudar suas artérias a relaxar. Isso, por sua vez, ajuda a tirar um pouco da pressão de cima delas. Mais um benefício dos flavanols de chocolate escuro, que ajudam a produzir este óxido nítrico vital.

11. Ele te ajuda a produzir mais endorfinas

Quando você está feliz, devido à emoção, amor ou exercício físico. Essa felicidade é devida à liberação de endorfinas, que são hormônios cerebrais. A grande vantagem do chocolate é que os flavanols também podem ajudar na produção de endorfina, sem você precisar correr uma maratona! As endorfinas desempenham um papel fundamental na prevenção de depressão e outros distúrbios mentais.

12. Pode reduzir complicações na gravidez

Uma das complicações da gravidez é conhecida como pré-eclâmpsia em que a pressão arterial sobe muito. Pesquisadores concluíram que um dos produtos químicos presentes no chocolate escuro, teobromina, pode estimular o coração e ajudar a dilatar as artérias. Quando as mulheres grávidas receberam doses mais elevadas de chocolate, elas tinham 40% menos chance de desenvolver esta complicação.

13. Pode ajudar com diabetes

Você provavelmente pensa que o chocolate é doce demais para diabéticos e é um dos seus deleites proibidos, mas um pequeno estudo da Universidade de L’Aquila, na Itália descobriu que a uma correta dose de flavonóides do chocolate pode ajudar o metabolismo do corpo e melhorar a função da insulina. Isso poderia beneficiar as pessoas com diabetes, mas mais estudos precisam ser feitos.

14. Pode ajudar a reduzir os seus desejos de comida

Você compartilha o pensamento de que não é funcional até comer um lanche? Um dos lanches mais saudáveis ​​é um pedaço de chocolate escuro, porque te enche mais rápido e reduz o seu desejo por salgadinhos e doces, de acordo com uma pequena pesquisa.

15. Pode ajudar com a tosse

Outro efeito maravilhoso do produto químico teobromina no chocolate é que ele pode acalmar a tosse incômoda. Os fabricantes estão de olho nele para produzir xaropes para a tosse mais seguros, ao invés em vez de utilizar codeína, que tem alguns efeitos colaterais indesejáveis.

16. Pode ajudar na circulação sanguínea

Normalmente você toma uma aspirina para ajudar a prevenir a coagulação do sangue e melhorar a circulação. Estudos mostram agora que o chocolate pode ter um efeito semelhante.

17. Ele também pode ajudá-lo a enxegar melhor

Pesquisadores da Universidade de Reading estavam curiosos para ver se os flavanols do chocolate escuro poderiam realmente melhorar a visão, já que sabiam da melhora da circulação sanguínea em geral. Eles decidiram fazer uma pequena experiência e fizeram dois grupos de voluntários. A um grupo foi dado um pouco de chocolate branco, e ao outro, chocolate escuro. O grupo que recebeu o chocolate escuro se saiu melhor em testes de visão feitos logo depois.

18. Pode ajudar a reduzir a fadiga

Se você sofre de Síndrome de Fadiga Crônica você deve tentar adicionar chocolate em sua dieta diária. Um grupo de doentes receberam uma dose diária de chocolate durante dois meses. Como resultado, se tornaram menos cansados, e o melhor: não ganharam peso extra.

19. Pode ajudar a diminuir o seu Índice de Massa Corporal

Tem havido muita especulção sobre a forma como o chocolate pode realmente reduzir o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Que é feito dividindo o seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado. Um estudo contou com 1.000 californianos e foi descoberto que aqueles que comeram chocolate com mais frequência durante a semana tinham um IMC mais baixo. Dieta e exercícios físicos em geral não foram fatores que influenciaram este resultado.

20. Pode ajudar a reduzir suas chances de ter câncer

Como já mencionado, os flavonóides de cacau no chocolate escuro tem ambas as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estas são importantes para manter as ações dos radicais livres. Como sabemos, estes são os protagonistas quando o câncer começa a invadir as células.

Agora que você já terminou a lista, porque não come um pedaço de chocolate escuro e se diverte? Lembre-se, quanto mais escuro melhor!

 

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Lifehack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.