AtitudeQualidade de vida

Como tornar um hábito negativo em um hábito positivo

Já por aqui citamos diversas vezes que somos Seres de hábitos e comportamentos e que se desejamos possuir resultados diferentes na nossa vida temos que possuir comportamentos e hábitos diferentes.



Basicamente é identificar as razões pelas quais não obtemos resultados positivos e eliminar ou diminuir essas razões.

Regra geral: essas razões baseiam-se em hábitos que possuímos no nosso dia-a-dia. Hábitos pelos quais estamos confortáveis e nos ajudam a ter controle do nosso dia e a manter-nos na nossa zona de conforto.

Assim sendo, é necessário alargar a nossa zona de conforto e partir para a exploração, eliminando ou diminuindo hábitos que nos trazem resultados menos positivos e substituindo-os por hábitos motivadores e potenciadores de resultados positivos.


DESCUBRA O QUE MOTIVA O HÁBITO NEGATIVO

adquirindo_habitos3

Todos os nossos hábitos advêm de algo.

Algo que nos faz sentir bem e que nos oferece o sentimento de controle do que está acontecer.


Por exemplo, veja como começa todas as suas manhãs. Os passos que dá até ao momento em que sai de casa para se deslocar para o trabalho.

É incrível como faz sempre da mesma maneira e recebe sempre o mesmo resultado.

Onde é mais fácil verificar o que motiva determinado hábito é nos fumantes. Se é fumante, verifique quais os momentos em que mais aprecia o fumo. Provavelmente, são nos momentos, durante e após um café, após almoço e jantar, enquanto conduz, entre outros.

Existe sempre algo que motiva esse hábito negativo, que atua como um rastilho ou gatilho para o hábito negativo.


O primeiro passo a fazer é descobrir o que motiva o hábito negativo que possui, independente do tipo de hábito, como por exemplo, hábitos negativos profissionais, pessoais e até sociais e de relação.

SUBSTITUA O HÁBITO NEGATIVO POR UM HÁBITO POSITIVO

Young woman holding emotive masks

Identificados os hábitos negativos e o que os motiva torna-se possivel substituir um hábito por outro, principalmente se esse novo hábito for positivo e potenciador de resultados positivos na sua vida.


Imagine que quer tornar a sua vida mais saudável e que necessita de praticar esportes todos os dias. Pode por exemplo, quebrar a rotina da manhã, começando o seu dia com a pratica de  esportes.

Imagine que identificou o café como motivador do hábito de fumar, troque o café por outro algo que lhe proporciona um hábito positivo que conhece.

UM HÁBITO DE CADA VEZ

Não deseje corrigir todos os hábitos negativos de uma só vez, opte por mudar apenas um durante um período de tempo considerável.


Se optar por manter um hábito positivo no lugar de um hábito negativo por determinado tempo irá certamente enraizar o novo hábito no seu inconsciente e obter assim resultados positivos.

Créditos: Site Ser Maior

Casamento – modo de usar

Artigo Anterior

Prática com a lei da atração para uma vida melhor!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.