Estresse relacionado a problemas interpessoais é uma das principais razões pelas quais pessoas procuram psicoterapia ou aconselhamento. E pelo menos parte do poder de cura da terapia se resume à capacidade de um terapeuta de fornecer uma relação empática, genuína e suportiva com o cliente.

A importância das relações com o nosso bem-estar está bem documentada. Para que vivamos da melhor forma possível, precisamos desses tipos de interações, nas quais as pessoas nos valorizam como somos e nos inspiram a sermos o nosso melhor.

Os bons relacionamentos nos proporcionam intimidade, de modo que nos sintamos livres para nos expressar e nos sentimos entendidos, validados e cuidados. Pessoas felizes relatam maiores níveis de participação social; são mais propensas a sentir que têm amigos com os quais contar; confiam nos outros; veem suas relações mais positivamente; e passam menos tempo sozinhas e mais tempo com a família, amigos ou parceiros românticos.

Relacionamentos de qualidade mais pobre, ou a falta de relacionamentos assistenciais, estão associados à presença de dificuldades de saúde mental. Pessoas com problemas de depressão e ansiedade tendem a ter relacionamentos menos íntimos, menos confiantes, menos responsivos e mais conflituosos. Elas também têm menos contato com amigos e, em muitos casos, não têm relacionamentos próximos.

Pense sobre suas próprias expectativas de amizade e faça estas perguntas a si mesmo:

1.Você espera que seus amigos sejam genuínos com você?

Você tolera mentiras e meias-verdades de seus amigos? Você às vezes sente que é o plano “B” de um amigo? Se assim for, aumente suas expectativas e invista sua energia apenas em relacionamentos genuínos e verdadeiramente respeitosos.


2.Você espera que seus amigos te valorizem por quem você é?

Ou você já sentiu que seus amigos só te amam se você for a pessoa que eles querem que você seja? Os amigos devem amá-lo como você é, e ficar felizes quando coisas boas acontecem a você.


3.Você espera que seus amigos estejam interessados ​​em você e se preocupem com você?

Você acha que seus amigos tentam ver as coisas do seu ponto de vista? Ou tentam convencê-lo a ver as coisas de sua maneira? Os amigos devem estimar você e seu ponto de vista.

Relacionamentos que possuem essas qualidades são experimentados como autênticos.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psychology Today

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Luiza Fletcher
Redatora do site O Amor, onde sua missão é promover a reflexão e ajudar a aproximar as pessoas do amor verdadeiro, em todas as suas formas. Também escreve para o site O Segredo, um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento pessoal. Sua missão é buscar assuntos que nos inspirem a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Os comentários estão fechados.