Reflexão

“Ao lado das pessoas que amamos, ou das que precisam de nós, todo tempo perdido vira soma” (pe. Fábio de Melo)

Ao lado das pessoas que amamos ou das que precisam de nos todo tempo perdido vira somaPe Fabio de Melo

Nada é perdido quando colocamos o amor em primeiro lugar. Valorize a oportunidade de estar com pessoas boas!



A pressa não nos deixa viver plenamente. Sempre correndo de um lado para o outro, deixamos de enxergar o que realmente vale a pena. Quanto mais acelerados nos tornamos, menos vivemos.

O fato de sempre estarmos ocupados demais ou preocupados com os horários e o tempo que perdemos em nossas tarefas faz com que não consigamos aproveitar a jornada. Estamos numa época em que o dia a dia é atribulado, e quando temos um horário vago, damos um jeito de preenchê-lo com o quê? Isso mesmo, mais coisas.

E não é um preenchimento com atividades que nos fazem bem. Tornamo-nos escravos, usando o tempo que nos resta para ficar mais estafados. Enquanto isso, a vida passa e, tudo o que antes fazia sentido, começa a não fazer mais.


O tempo é um recurso precioso. Não podemos desperdiçá-lo com coisas, mas utilizá-lo com pessoas.

Mesmo que tenhamos obrigações e responsabilidades, não significa que elas sejam o centro de nossa vida. O momento mais importante é o agora. Ele nos lembrará das boas escolhas que fizemos. É a nossa única certeza.

O padre Fábio de Melo nos convida a uma reflexão profunda sobre os valores, destacando que precisam voltar ao topo da lista de importância. Ser uma pessoa responsável não impede ninguém de ser feliz e estar perto de quem ama.

Uma ligação não toma muitas horas do seu tempo. Não precisamos esperar alguém partir deste mundo para somente aí entender o tempo perdido por não ter aproveitado sua presença.


Um pai que chega em casa cansado e precisa adiantar as coisas para o serviço de amanhã tem de ter tempo para brincar com o filho. O trabalho pode esperar algumas vezes. Uma mãe que trabalhou o dia inteiro fora, ou em casa, precisa arranjar um tempinho de qualidade para ficar próxima e dar atenção a quem necessita. Nossas obrigações são importantes, mas não podem ultrapassar as pessoas que amamos.

Fazemos muitos esforços para ganhar dinheiro, ser independente e manter uma família, mas precisamos aprender a transformar a nossa vida em algo grandioso e extraordinário. Isso só é possível quando passamos um tempo de qualidade ao lado daqueles que nos querem bem ou precisam de nós.

Se criarmos desculpas, achando que o tempo será perdido, estamos dizendo ao Universo que é dessa forma que queremos viver. Com isso, o valor da família vai caindo, até chegar a um ponto irreversível.

O que vão adiantar anos e anos de trabalho para não falar direito com os filhos?


Pelo menos um dia, saia da rotina, converse com seus pais, avós, brinque com as crianças, mostre a eles que toda a sua dedicação ao emprego é para melhorar a vida, mas que se importa com o tempo junto deles. Não espere chegar ao fim da vida e se frustrar pelo passeio não realizado, abraço não dado, conversa não feita.

Ao cruzarmos a linha de chegada, tudo o que nos restará serão as lembranças de momentos vividos com intensidade. Quando passamos o tempo com pessoas que amamos, ele não é perdido, é retribuído em forma de amor!

O que achou desta reflexão?

Comente e compartilhe este texto com seus amigos!


Uma mulher decidida é mais atraente do que pensa. Ela é soberana!

Artigo Anterior

Ex-usuário de drogas visita gerente que lhe dava café da manhã todos os dias. O amor que cura!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.