Baseada em fatos reais, a inspiradora narrativa de bastidores!

4min. de leitura

#NarrativasQueInspiram – Baseada em fatos reais, a inspiradora narrativa de bastidores



Quando uma narrativa é baseada em fatos reais, todos pensam ser histórias 100% realistas, só que não é bem assim.

Uma produção ficcional baseada em fatos reais pode até ser fiel aos acontecimentos que inspirou seu roteiro, mas curiosamente até o mais bem feito roteiro deixa uma margem de dúvida, ou como autores e roteiristas costumam dizer “tem licença poética”.

Mesmo uma produção documental passa pelo ponto de vista dos produtores, apesar de um documentário ter a obrigação de ser fiel aos acontecimentos. Porém os documentários são limitados as fontes confiáveis e pesquisa sobre o assunto foco da produção.


Ainda assim muitos filmes só baseados em fatos reais, como documentários com relatos bem fiéis, podem inspirar pessoas que se identificam com as situações, ou mostrar acontecimentos históricos que mudaram o mundo. Alguns para melhor, outros não, dando a chance de futuras gerações não repetirem erros passados.

No entanto, produções baseadas em situações reais e comuns a todos como, por exemplo, o amor de um cão por um humano, podem servir como inspiração e de alerta.

Não é segredo que filmagens são cansativas e até perigosas para humanos em certos casos, tanto que temos a profissão de dublê para ajudar em algumas produções a dar veracidade a certas cenas, sem colocar um ator em perigo e, de preferência, nem o dublê, mas ainda assim há casos fatais como o ocorrido no primeiro filme da franquia ‘Triplo X’.


Por isso, narrativas de bastidores podem ser igualmente inspiradoras ou importantes alertas. Já que diante da busca da veracidade o que precisamos nos perguntar é: Até onde produtores querem chegar?

Especialmente em cenas extremamente perigosas usando dublê e produções envolvendo animais reais. Enquanto o dublê pode decidir encarar o perigo ou não, é mais complicado trabalhar com atores animais. Não só porque o bichinho nem sempre entende o que é para fazer, como não faz certas coisas por mais que insistam. E em alguns casos, há adestradores desumanos que não sabem lidar com os bichinhos e que só estão ali pelo dinheiro. Logo abusam dos inocentes animais aos seus “cuidados” para que executem o trabalho de qualquer forma para serem pagos. Porque a grande diferença na busca de realismo é que o humano vai protestar diante de algo que não goste ou não ache seguro realizar, já um ator animal não pode reclamar ou pedir socorro em caso de um perigo potencial.

Por isso, em certos casos, as narrativas dos bastidores são mais inspiradoras que a história contada pela produção em si. Inclusive algumas viraram livros bem interessantes, com relatos e imagens dos bastidores, como de ‘Titanic’, do diretor James Cameron, que é uma das ficções baseadas em fatos reais com melhor pesquisa e com o maior número de publicações e vídeos sobre os bastidores.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 20/02/2017 às 1:17






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.