Reflexão

Deixe o passado no passado. O melhor da vida está no que ainda está por vir!

Capa Deixe o passado no passadoO melhor da vida esta no que ainda esta por vir

Desligar-se do que passou é o impulso necessário para caminhar rumo a um futuro feliz e próspero!



Todas as experiências, sejam boas ou ruins, permitem-nos aprender e seguir em frente, sem aquilo que passou. Porém certos acontecimentos tomam proporções que acabam nos segurando, impedindo-nos de seguir em frente. Certos traumas, perdas ou até mesmo coisas boas que hoje não são mais possíveis podem nos paralisar, cegando-nos para o presente e prejudicando o futuro.

O que somos hoje é resultado do que nos lapidou lá atrás. A gratidão com o acontecido é importante para entender o que nos levou a ser a pessoa de hoje.

O motivo de o passado ser chamado assim é justamente o fato de que já aconteceu. Naquela época, você era uma pessoa diferente, com oportunidades, pensamentos e convívio social diferentes. A nossa construção é baseada no que pensamos, e principalmente nas atitudes que tomamos. Só assim conseguimos enxergar a realidade, a consequência de nossas ações e como elas nos impactam à medida que vamos caminhando.


Fazer as pazes com quem você foi, lá atrás, não é voltar a ser quem era, mas sim entender que tudo aconteceu da forma que deveria acontecer para que hoje você pudesse desfrutar do presente.

Não podemos gastar energia com o que não podemos mudar. Lamentar-se de uma decisão tomada há anos não fará o presente mudar, só o deixará mais triste, estressado, com raiva de si próprio.

Precisamos aprender a nos olhar com mais carinho. Por que com os outros, somos gentis, e conosco, não? Por que somos tão duros com as nossas escolhas, quando vimos que não deram certo? Também somos seres humanos, vamos errar e vamos acertar. O peso dos erros não pode ser maior do que o alívio dos acertos.

Saber perdoar é incrível. Mas saber se perdoar é melhor ainda.


Nossas autocríticas são muito pesadas e muitas vezes nos fazem ficar no mesmo lugar, lugar da lamentação. O que se passou antes não pode definir e limitar quem você é hoje. Aprender com o passado é deixá-lo lá atrás, tendo em mente que foi importante para chegar ao presente. As lições aprendidas, os relacionamentos que acabaram, as oportunidades de emprego que não foram realizadas, as que foram, as brigas, as conversas legais, todos esses acontecimentos devem ficar onde estão: no passado.

Acolher o que está atrás de si e seguir em frente lhe trará paz. Acredite e confie na pessoa que você se tornou.

Seu passado foi importante, mas seu presente definirá o ser humano que se tornará. Estamos em constante evolução, e é isso que nos faz viver. Foque sua energia no hoje, no agora, no que você pode mudar.

Deixe o imutável em seu devido lugar: lá atrás! Agradeça o que passou e continue sua jornada, ela é especial por ser toda sua!


O que achou desse pensamento? Gostaria de fazer as pazes com o seu passado?

Comente e compartilhe esta mensagem em suas redes sociais!

“Cancelar é pouco” (Fabrício Carpinejar)

Artigo Anterior

Não fique onde não precisam de você. Uma mulher merece o topo, não o segundo lugar!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.