4min. de leitura

Disciplinas essenciais na escola da vida

Robótica, ginástica rítmica e espanhol. Ri, enquanto lia a grade curricular dos alunos do ensino médio de um colégio tradicional. Caramba! Na minha “época” era mais matemática e educação física mesmo!

Fico pensando o quanto eu sofria tentando entender a fórmula de Bhaskara: Delta = b2 – 4ac ou procurando o sujeito da frase: Choveu ontem.


E que isso não se transforme numa crítica a todas as oportunidades que as escolas oferecem agora. E quem dera todos nós tivéssemos esses acessos, mas pego-me mesmo é pensando nas matérias, que eu, agora quarentona e filosófica, gostaria de ter cursado.

Gostaria de ter aprendido, desde cedo, a não compensar minhas frustrações na comida e, para isso, Controlando o próprio peso” teria sido uma matéria interessante! Ah, e para aquela vontade louca de fazer parte do grupo?

Aquele impulso maluco e adolescente que fazia com que a gente enlouquecesse nossos pais por conta do tênis da moda, do passeio que todo mundo tá fazendo ou simplesmente “Porque a mãe da fulana deixa”?


Ahhh,  para essas, “Seja você mesmo” teria sido uma disciplina e tanto!

E chegando ali no Ensino Médio? Quando a autoestima vai lá embaixo e as emoções, lá para cima?

Para esse momento, uma disciplina como, Emoções e você – Entendendo a própria mente” Teria livrado muita gente dos transtornos da ansiedade e depressão.


Segundo ano? Você sem trabalho, sem rumo e… apaixonado. Sem sofrimentos! Em “Primeiro encontro. Você consegue!”, Você verá que gagueira, falta de assunto e pouca grana não serão motivos para você desistir daquela gata!

O tempo vai passando e você vai ficando mais maduro. Perfeito! Em “Controlando as próprias contas – Sim, essa é sua responsabilidade” você verá que dinheiro não dá em árvore (nem o dos seus pais), E aprenderá a controlar sua vida financeira, mesmo que ainda só tenha o dinheiro da mesada.

É, meu chapa! A grana acabou, a idade chegou e agora você tem que dar seus pulos em Entrevista de Emprego I – Trajes, vocabulário e postura” e “Entrevista de Emprego II – Não minta no seu currículo!”, você receberá as informações necessárias para garantir aquela vaga!

Parabéns! Você está aí agora formado, coração quentinho, trabalhando, mas a vida é uma caixinha de surpresas e,

Disciplinas como Recuperando-se de uma grande decepção – 3 módulos” o ajudarão a continuar, mesmo de coração partido.

Mas quer saber de uma coisa? De tudo o que já aprendi e do muito que ainda espero aprender, penso que disciplina nenhuma poderia nos ensinar mais do que Renato Teixeira e Almir Sater quando disseram que…

“…Talvez cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente…”


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: photopiano / 123RF Imagens




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.