ComportamentoDesenvolvimento InteriorReflexão

Eu estou cansado de agradar aos outros!

Eu estou cansado de agradar aos outros. Devo admitir que por um longo tempo pensei que agradar aos outros era uma das coisas mais importantes. Hoje não parece assim, mas mesmo que seja, não quero.



Eu entendo que sou uma pessoa inteira. Antes, temia a rejeição e não aceitava a ideia de não ser gostado por alguém. Isso fez com que minha mente saturasse completamente. Cheguei a um ponto onde não havia mais lugar para mim.

Dizer “NÃO” me liberta

Acreditava que passar a vida fazendo o que eu queria era sinônimo de liberdade. Agora eu entendo que há algo mais importante: não fazer o que não deseja.


Quando você é incapaz de recusar-se a fazer alguma coisa, está acorrentando-se aos desejos dos outros. Não importa se é o seu chefe, amigo ou um parente. Em algum momento você sentirá que não está fazendo nada de útil para si mesmo.

“Hoje, eu quero viver minha vida como desejo. Muitas vezes isso significa ficar em casa ou sair com menos pessoas do que acreditava necessário.”


Gosto de tomar decisões


Ao fazer tudo para agradar aos outros você acaba fazendo apenas o que eles querem, porque acha que são mais sábios. E talvez sejam, mas como aprender se não tomar minhas próprias decisões.

Como viver, o que fazer, o que sentir, onde estar … são coisas tão básicas e tão importantes ao mesmo tempo. Entender que o único que pode governar a sua vida é você mesmo abre muitas portas.

Disseram-me que eu sou egoísta. É verdade e isso não me incomoda. Muitos dirão que isso é ruim, mas só é assim quando eu machuco os outros. Sinto muito por aqueles que tinham definido uma vida para mim.



Eu aprendi a pedir ajuda

Quando me cansei de agradar aos outros, aprendi que muitas pessoas estão dispostas a ajudar. Algumas estavam em cada passo que eu dava e outras apenas quando pedi. Isso não significa que uns se preocupam e outros não.

É que todo mundo tem sua vida e não pode se concentrar apenas na minha. Eu aprendi que os verdadeiros amigos estão lá, no entanto. Quando eles precisam de você, eles dizem. Quando você precisa deles, eles vêm.

Eu costumava pensar que ninguém iria me apoiar, mas aprendi que essa ideia foi devido a minha insegurança. Hoje não é que sou perfeito, só aprendi a amar e confiar no meu valor.



Eu disse “adeus” aos relacionamentos tóxicos

Quando parei de agradar aos outros também me afastei de relacionamentos destrutivos. Aqueles que te machucam de propósito ou que nunca estão do seu lado. Aquelas pessoas que me deixavam inseguras.

Hoje eu decidi me cercar de amigos de verdade. Eu descobri que são menos do que aqueles que queria, mas preciso. Eu já não estou disposto a tolerar qualquer coisa para que me aceitem. Eu tive de dizer “adeus” a até mesmo parte da minha família. Claro que é mais complicado, mas se trata de estabelecer limites.



Agradar aos outros não te leva a lugar algum

E você? Você é um daqueles que temem não agradar aos demais? Você vive sua vida com intensidade ou vive a vida que te disseram para viver? Se você não para de agradar aos outros eu te desafio a experimentá-lo por um tempo,

Tome um mês de liberdade para si mesmo. Fique longe de qualquer coisa que você não gosta. Deixe de lado o conforto de seguir instruções e viva para si. Você vai descobrir que é um sentimento que te completa e não desejará abandoná-lo.


 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa


Dormir com cobertores pesados ajuda contra insônia, estresse e ansiedade. Entenda:

Artigo Anterior

Guardar rancor não leva a nada

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.