Amor-PróprioDesenvolvimento InteriorReflexão

Eu gosto do meu jeito, não mudarei por ninguém!

Eu não vou mudar por você, não me peça para ser mais dócil, mais fino, para desistir de minhas paixões para caber em seu vazio. Eu gosto do meu jeito, então você tem que me aceitar com todos os meus matizes porque é nelas onde está a minha felicidade e a minha integridade.



Especialistas dizem-nos que tendemos a variar a nossa personalidade em um dado momento, por três razões: para nos adaptarmos a um ambiente particular, para atingirmos um objetivo ou para evitarmos algo que não gostamos ou que nos assusta. E, acredite ou não, é algo que pode ocorrer em muitos relacionamentos.

“Nunca corra por alguém que não um passo por você, não desista de seus sonhos para viver os de outra pessoa, porque, se o fizer, você não vai mais reconhecer-se no espelho.”

Algumas pessoas pensam que estar em um relacionamento é desistir de tudo pela outra pessoa. É nestas situações em que muitos limitam lentamente seu caráter, sua abertura, vão se moldando “para caber” e, assim, alcançar um propósito que, eventualmente, torna-se sem sentindo.


Quem renuncia perde, quem muda o seu jeito para fazer o parceiro feliz, perde a identidade. Dessa forma, a relação não poderá ser algo além de uma farsa em que um domina e o outro segura uma máscara. Não deixe que isso aconteça.

Não vou mudar por você, vou crescer contigo

A personalidade é uma construção psicológica edificada ao longo de nossa vida através das experiências e avaliações que fazemos. Nós somos uma coleção de pontos fortes, limitações, passatempos, valores, sonhos e expectativas que não podemos mudar do dia para a noite. Não é saudável, nem lógico.


“Há quem muda o mundo para ajustá-lo às suas expectativas, sem entender primeiro que a vida nos traz muitas mudanças, sendo necessário ter uma personalidade forte mas adaptável, capaz de lidar com o inesperado.”

Deve notar-se um ponto importante: a mudança não é ruim se a necessidade parte de si mesmo. Precisamos de certas mudanças em nossas abordagens de pensamento, propósitos e atitudes para nos adaptarmos e alcançarmos um equilíbrio e crescimento pessoal.


  • Agora bem, essas mudanças são, como dizemos, voluntárias, e se começam a partir de nós mesmos, não há problema. Nós mudamos nossos pensamentos para mudarmos nossa realidade. Devemos mudar por nós mesmos e não por outra pessoa.
  • Outra coisa a considerar é que nem sempre alguém que vive uma relação baseada na desigualdade e infelicidade, é forçado por seu parceiro. Às vezes é a própria pessoa que busca mudar para se adaptar ao outro, para ser aceito, amado.
  • Quem finge ser algo que não é para ser aceito, na verdade não se ama. E mesmo que por um tempo chegue a acreditar que está feliz e tudo está indo bem, gradualmente a autoestima vai sendo corroída em fragmentos.


Eu não quero mudar para que você me ame, me ame por quem eu sou


Não há necessidade de dizer coisas nas quais não acredita, dar a razão só para agradar, fingir ser como as outras pessoas esperam que você seja. Se manter esta atitude, vai chegar um momento em que realmente não saberá mais quem é.

  • É necessário que quem te queira, seja seu parceiro, amigos ou família, te queira não só por quem você é, mas “apesar” do que você é. Ou seja, você deve ser amado com suas luzes e suas sombras, sua grandeza e suas cicatrizes.

  • Você pode querer um parceiro, bons amigos, mas antes de tudo é necessário preparar-se para ser um parceiro, um amigo. Se você estiver feliz consigo mesmo, será capaz de oferecer o melhor para os outros.


Não vou mudar por você, vou caminhar ao seu lado

As pessoas continuam mudando a cada dia, mas nunca perdemos nossa essência, nossos princípios e os nossos valores. É por isso que não devemos perder o que nos define, dessa forma não seremos mais nós mesmos.


  • Pense que, se qualquer te obrigar a mudar, é porque não gosta de como você realmente é. E, se não gosta de você, o problema não é seu.
  • As pessoas se unem para crescer, não limitar, para caminharem juntas e não para tropeçar, para construir novos horizontes e não para destruí-los.

“Queira-me inteiro, com todos os meus cantos e todas as minhas depressões, aceita-me com os olhos abertos e coração humilde, porque eu sou tudo o que você vê. Prometo não mudar, prometa não mudar-me.”

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

10 sinais de que você é uma alma antiga

Artigo Anterior

Lavar louça pode fazer bem para sua mente!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.