Melhor do que competir é ajudar o próximo a também ser vitorioso!

4min. de leitura

O verdadeiro vencedor é quem não perde a humildade e contribui para que o próximo consiga superar suas dificuldades e também realize seus sonhos.



Cada um de nós se submete a uma série de sacrifícios, todos os dias, em busca do sucesso. Deixamos de lado o lazer para ter mais tempo para o trabalho e para superar a tão desejada meta.

Adoramos assistir a uma partida de futebol para apostar se o nosso time do coração vai ganhar, não perdemos uma oportunidade de reunir os amigos para um joguinho de azar ou para compartilhar nossas pequenas e grandes vitórias do dia a dia.

Ou seja, fomos educados para competir. Independentemente do contexto da vida de cada um de, fomos sempre ensinados por nossos pais, tios, avós e professores que devemos ser os melhores.


E não há desvantagem nenhuma nisso. Temos de fato que lutar para ser melhores, campeões, vitoriosos, tirar aquela nota dez nas provas, estudar para passar no tão sonhado concurso, especializar para ser o profissional mais gabaritado…

Mas vencer não significa deixar de ajudar o outro. Não podemos nos cegar pelo nosso ego e ignorar os esforços de quem está buscando os mesmos objetivos.

Cada um de nós enfrenta uma batalha diferente, temos de lidar com problemas que abalam nossos relacionamentos afetivos, no trabalho, na família. Vemo-nos constantemente sobrecarregados diante de tantas cobranças e aflições, como dívidas, falta de dinheiro, frustração de não conseguir ter tempo suficiente para os filhos ou mesmo os nossos pais.

Mesmo assim, não podemos tirar o foco do que queremos, porque são os objetivos que nos movem a ser pessoas melhores, mesmo com tanta dificuldade. Então não custa apoiar um ao outro nesse difícil percurso, seja diante dos obstáculos na vida pessoal, sentimental ou profissional.


Todos devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar o fardo das pessoas com quem convivemos, principalmente, aquelas que não tiveram os mesmos privilégios e oportunidades que nós.

Uma palavra amiga, um abraço apertado, um ensinamento diante da dúvida são só algumas das formas de motivar outras pessoas a continuarem no caminho certo na vida, mesmo diante dos percalços. Devemos ser agentes da mudança que tanto enriquece o afeto e a fraternidade no mundo.

Vencedor é aquele que atinge o sucesso, mas não perde a humildade e a gratidão pelas pessoas que o fizeram chegar até ali. E, além disso, entende que o seu conhecimento e aprendizado devem ser compartilhados para que outras pessoas também alcancem vitórias.

Ajudar alguém a conquistar o que tanto sonhou é muito mais gratificante do que simplesmente vencer.

Você está fazendo o que está ao seu alcance para ajudar o seu próximo?

Conte para nós nos comentários e compartilhe essa reflexão em suas redes sociais.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: Volodymyr Plysiuk/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.