Nada é mais prejudicial do que a mentira e a falsidade

4min. de leitura

Nada é tão nocivo quanto a falsidade e a mentira, atitudes que deixam marcas para sempre e destroem qualquer tipo de confiança.



Não há relação que fique intacta após a descoberta de uma mentira, seja ela amorosa ou afetiva. Quando nos doamos para alguém, sempre esperamos que essa pessoa retribua o nosso comprometimento e a nossa sinceridade. Com os amigos, deixamos claro que estaremos por perto, para o que der e vier.

Não apenas nos momentos de diversão e descontração, mas também nas dificuldades, como um problema de saúde, na família ou falta de dinheiro. No amor, nós nos doamos por inteiro para aquela pessoa que escolhemos a dedo, na expectativa de que ela fosse nos fazer felizes a todo momento. Mas daí vem a mentira e estraga tudo!

Tão nociva quanto a mentira é a falsidade, na verdade, essas duas atitudes caminham juntas. São comportamentos que se completam e refletem um mal em comum: a falta de consideração das pessoas em que tanto confiamos.


Algumas pessoas, ao serem “desmascaradas”, justificam que mentiram porque não queriam nos fazer sofrer, como se esse gesto fosse uma virtude.

A mentira nunca é a melhor saída para nada, ainda mais em relacionamentos amorosos. Quando duas pessoas se gostam e se entendem de verdade, por mais que tenham algum tipo de discussão, desentendimento, diante de alguma situação desconfortável, elas encontram uma solução, se estiverem dispostas a se acertar.

Não há justificativa para a mentira, muito menos a falsidade. Quando revelamos algum segredo para alguém ou desabafamos com ele, esperamos que proteja nossas confidências com respeito e sem julgamentos.

Descobrir que alguém traiu a nossa confiança é uma das maiores decepções que uma pessoa pode ter. Fere no peito, mas também na alma, e o pior: essa dor jamais se apaga.


Mesmo quando perdoamos quem tanto nos decepcionou, essa cicatriz permanece ali, à espreita, lembrando-nos do quanto nos iludimos, deixando-nos em alerta, com receio de voltar a acreditar no amor.

Uma pessoa traída perde o rumo, fica desnorteada diante de tanto sofrimento causado justamente por quem ela menos imaginava.

Nada justiça a maldade e a falsidade, até porque, mais cedo ou mais tarde, esses comportamentos vêm à tona. Eles não se sustentam.

Quem mente ou é falso pode até ter a impressão de que jamais será descoberto, mas as mentiras e traições sempre têm prazo de validade.

O Universo tem formas peculiares de cobrar um acerto de contas das nossas más escolhas do passado.

Se em algum momento você foi apunhalado por uma dessas atitudes, não se deixe dominar pela raiva ou pelo rancor. Perdoe e elimine da sua vida essa pessoa que lhe causou tanta dor. Ela, com certeza, não fará falta na sua trajetória, afinal, se não respeita a sua consideração, é porque também não faz questão da sua presença.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.