Reflexão

Não deixe que o tratem de qualquer maneira. Respeito é bom e todo mundo gosta!

Não deixe que o tratem de qualquer maneira

Você não precisa brigar, muito menos se exaltar para colocar no seu devido lugar quem não sabe tratá-lo com o respeito que você merece.



O mundo está cheio de gente que se acha muito melhor do que as outras pessoas e vivem por aí distribuindo arrogância e grosserias. Por mais que tentemos nos afastar, é praticamente inevitável “trombar” com algumas delas no nosso dia a dia. Vai haver sempre uma alma de cara feia no supermercado, no trabalho ou alguém que não perde uma oportunidade de levantar o tom da voz, seja no trânsito ou na fila da padaria. Essas pessoas se acham as donas da verdade e sempre se dão o direito de desrespeitar quem quer que seja.

Por isso mesmo cabe a cada um de nós colocá-las em seu devido lugar, e não estamos falando de retribuir na mesma moeda, pelo contrário, não precisamos gritar ou brigar com ninguém para exigir que nos trate com respeito.

Basta que você use os argumentos certos para “desarmar”, com palavras, aqueles que não têm o mínimo de bom senso na hora de interagir com as outras pessoas.


Jamais deixe que o tratem de qualquer jeito, com ofensas e grosserias, pois ninguém tem esse direito. Somos educados, desde crianças, justamente para compartilhar gentilezas, apoio, compreensão e não agredir ninguém fisicamente, tampouco verbalmente.

As palavras têm poder, elas são capazes de causar feridas profundas na alma. Não fique em silêncio quando tentarem desmerecer você, porque respeito é bom e todo mundo gosta mas, infelizmente, nem todos gostam de compartilhá-lo, portanto exija-o.

Ser um poço de gentilezas e simpatia é sem dúvida uma das maiores virtudes de um ser humano, afinal é sempre inspirador ver o que uma palavra amiga ou um sorriso sincero refletem em quem está à nossa volta.

Mas isso não significa que você deva ficar calado o tempo todo e deixar qualquer um “pisar” em você. Ao menor sinal de desrespeito, mostre que você também tem voz e deixe claro que você merece o mínimo de consideração e que ninguém, independentemente da situação, tem o direito de o destratar.


Se essa pessoa tiver o mínimo de bom caráter, ela vai compreendê-lo e nunca mais tratá-lo dessa forma. Caso ela queira se afastar ao perceber que você sabe muito bem se defender, melhor ainda.

Não precisamos manter em nossas vidas pessoas que não sabem ou não querem nos respeitar. Se você espera que o valorizem, você deve primeiro se dar conta do próprio valor.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Deus tem ouvido as suas orações e lhe dará as respostas que você tanto procura

Artigo Anterior

Mãe Aparecida, seja minha protetora e interceda pela cura da nossa nação!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.