Reflexão

“Não faz sentido pesar o coração com situações que não podemos alterar”. Padre Fábio de Melo

Viver na plenitude não exclui os problemas, mas eles não pesarão no coração. Quanto mais se entender que não podemos controlar algumas circunstâncias, mais leve seremos!



O ser humano tornou-se a espécie mais evoluída do ambiente em que vive, e com isso veio a necessidade de querer controlar tudo em benefício próprio.

Trabalhamos para ter dinheiro, e queremos controlar o tempo, quanto mais o otimizamos, mais o preenchemos. Com isso, nós nos transformamos em pessoas com o coração pesado e, se algo sai do controle, o mundo parece ruir debaixo dos nossos pés.

A sabedoria com que o Padre Fábio de Melo nos faz entender suas palavras é um alívio para a alma, tão cansada de percorrer dias tumultuados. Por causa de nossas inquietudes, vamos povoando nosso coração com ideias pesadas, realizações que nem sempre são para o nosso bem, e quando algo não dá certo e não somos capazes de controlar, nós nos inundamos de sentimentos negativos e cruéis.


Diante disso, o padre, sempre com palavras poderosas, convida-nos a refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso coração, quando algo não sai do nosso agrado. Em suas redes sociais, ele diz que não devemos lamentar o que não nos aconteceu. Precisamos substituir a frustração por outro entendimento.

Não deu errado, apenas aconteceu da maneira que deveria ser. Se não podemos alterar o resultado, não adianta pesar o coração com algo que não irá mudar. Temos a ansiedade de querer as coisas muito rapidamente, de maneira facilitada, como se soubéssemos o que é o melhor para nós. Mas esquecemos que estamos diante do amor de nosso Deus, que sabe de tudo e nunca nos colocará num caminho de escuridão e mágoas.

Quando não entendemos que aquele desejo não era para nós, deixamos o coração pesado, com angústia e insatisfação, e não olhamos para o livramento. Nem tudo que queremos é para o nosso bem. A briga entre carne e espírito é diária. Quando conseguimos conciliar o nosso querer com o de Deus, tudo fica mais fácil, leve e sublime.

Não é errado termos ambições e desejos, somos seres humanos e nos movemos através de vontades. Mas é necessário termos maturidade e sabedoria para entender que, quando não tivermos o controle sobre determinada situação, não podemos inundar nossa essência de mágoas.


Apenas Deus tem o poder de movimentar tudo. Andamos nos desígnios d’Ele, portanto, se foi inevitável uma circunstância, não a deixe pesar mais do que o necessário, só assim conseguiremos ter força para viver plenos, com o amor de Deus em nossos corações.

Mulher ameaça mães que queiram amamentar na frente de seus filhos: “Ficará com o olho roxo”

Artigo Anterior

Bebê de 2 anos morre após ser esquecido em carro por cuidadora em Bauru

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.