Viver na plenitude não exclui os problemas, mas eles não pesarão no coração. Quanto mais se entender que não podemos controlar algumas circunstâncias, mais leve seremos!
O ser humano tornou-se a espécie mais evoluída do ambiente em que vive, e com isso veio a necessidade de querer controlar tudo em benefício próprio.
Trabalhamos para ter dinheiro, e queremos controlar o tempo, quanto mais o otimizamos, mais o preenchemos. Com isso, nós nos transformamos em pessoas com o coração pesado e, se algo sai do controle, o mundo parece ruir debaixo dos nossos pés.
A sabedoria com que o Padre Fábio de Melo nos faz entender suas palavras é um alívio para a alma, tão cansada de percorrer dias tumultuados. Por causa de nossas inquietudes, vamos povoando nosso coração com ideias pesadas, realizações que nem sempre são para o nosso bem, e quando algo não dá certo e não somos capazes de controlar, nós nos inundamos de sentimentos negativos e cruéis.
Diante disso, o padre, sempre com palavras poderosas, convida-nos a refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso coração, quando algo não sai do nosso agrado. Em suas redes sociais, ele diz que não devemos lamentar o que não nos aconteceu. Precisamos substituir a frustração por outro entendimento.
Não deu errado, apenas aconteceu da maneira que deveria ser. Se não podemos alterar o resultado, não adianta pesar o coração com algo que não irá mudar. Temos a ansiedade de querer as coisas muito rapidamente, de maneira facilitada, como se soubéssemos o que é o melhor para nós. Mas esquecemos que estamos diante do amor de nosso Deus, que sabe de tudo e nunca nos colocará num caminho de escuridão e mágoas.
Quando não entendemos que aquele desejo não era para nós, deixamos o coração pesado, com angústia e insatisfação, e não olhamos para o livramento. Nem tudo que queremos é para o nosso bem. A briga entre carne e espírito é diária. Quando conseguimos conciliar o nosso querer com o de Deus, tudo fica mais fácil, leve e sublime.
Não é errado termos ambições e desejos, somos seres humanos e nos movemos através de vontades. Mas é necessário termos maturidade e sabedoria para entender que, quando não tivermos o controle sobre determinada situação, não podemos inundar nossa essência de mágoas.
Apenas Deus tem o poder de movimentar tudo. Andamos nos desígnios d’Ele, portanto, se foi inevitável uma circunstância, não a deixe pesar mais do que o necessário, só assim conseguiremos ter força para viver plenos, com o amor de Deus em nossos corações.