O erro não é de quem confia, mas de quem mente

5min. de leitura

A confiança é como um castelo de cristal frágil e transparente que eleva nossa vida. Nós provavelmente levamos muito tempo e esforço para construí-lo, por isso é um bem muito mais que precioso.



No entanto, apesar de merecer muito trabalho e trazer muita alegria, é muitas vezes destruído em segundos pelo nosso descuido, egoísmo e atitudes.

Quando um sentimento tão importante como a confiança é quebrado, algo dentro de nós morre. Isso ocorre porque a mentira põe em duvida mil verdades, fazendo-nos questionar as experiências que até mesmo achamos mais francas.

A mentira tem pernas muito curtas e braços muito longos

Embora a mentira possa atingir limites inesperados, a verdade sempre acaba transcendendo.


No entanto, o fato de que tudo se tornará claro, não significa que o golpe não vai ser complicado e doloroso. Na verdade, é normal que ocorra precisamente o contrário e que a mentira e a traição causem um “antes e depois” em nossas vidas.

“Um pássaro pousado em uma árvore nunca teme que o ramo se quebre, porque a sua confiança não está no ramo …. Está em suas próprias asas …”


A responsabilidade na traição

É comum ouvir que “Se você for traído uma vez a culpa é do outro, mas se for traído duas vezes, a culpa é sua.” A verdade é que esta declaração tem razão, mas devemos analisá-la.


Em outras palavras, a ideia é aprender com nossos erros e não repeti-los, mas no final nunca devemos nos sentir culpados por sermos enganados. Como seríamos responsáveis pelo que os outros fazem? É loucura.

No entanto, é provável que isso nos tenha atormentado em mais de uma ocasião, fazendo-nos sentir estúpidos por termos sido vítimas de alguém. Neste sentido, é muito fácil ligar os pontos quando a casa cai.

Nós não somos nem infalíveis e nem adivinhos. Além disso, os outros não são perfeitos, e às vezes é preciso considerar que as boas pessoas cometem erros, por isso, também devemos ser abertos para perdoar.

“Depois de um tempo você aprende que o sol queima se você expor-se demais. Você vai aceitar que mesmo as pessoas boas podem machucar, e que precisa perdoar. Você aprende que falar pode aliviar a dor da alma …. você vai descobrir que leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você também pode fazer coisas pelas quais vai se arrepender pelo resto de sua vida .” – William Shakespeare


A ferida emocional da traição

Ingratidão e traição nos prejudicam especialmente quando afetam as pessoas que amamos e temos ao redor, como nosso parceiro, amigos ou família.

Também é muito doloroso (e, infelizmente, muito comum) alguém fazer algo para nós apenas esperando algo mais em troca. Este tipo de traição rompe nossos esquemas e nosso mundo emocional mergulha em uma verdadeira bagunça.

“No entanto, apesar da decepção nos ferir na parte mais profunda do coração, não faz muito sentido que mudemos a nossa maneira de ser e nos comportemos mal com outras pessoas por meio de vingança ou rancor.”

Incrivelmente, esta reação é bastante comum quando a “lesão emocional” está aberta e infectada. Da mesma forma, só porque nos julgaram não significa que temos de vestir armadura com todos ao nosso redor. Basta nos protegermos contra o traidor.


Como superar a mentira, a traição e o engano

Segurança, transparência, honestidade e lealdade em nossos relacionamentos são fundamentais para manter nosso crescimento. No entanto, dúvidas, suspeitas e falsidade só nos machucam, nos queimado e envenenando.

Além disso, apesar de espinhos criarem profunda desconfiança dentro de nós, todos podemos superar. É normal que nestas situações cresça a dúvida e com ela o receio, mas isso não deve ser uma oportunidade para desconfiar dos outros.

“Em outras palavras, é provável que nos encontremos em mais de uma ocasião com esta situação muito indesejável. Então devemos entender que é uma oportunidade para crescer como pessoas e escolher as melhores pessoas nos cercarmos.”

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.