Reflexão

O fim existe para darmos valor ao recomeço!

Capa O fim existe para darmos valor ao recomeco

Entender que tudo começa e termina é um grande ensinamento para nossa vida.



Ciclos são aprendizados. Estamos em constante evolução. Mesmo que tenhamos uma rotina bem definida, as coisas vão acontecendo para que mudem certos aspectos ao nosso redor.

Eles são importantes para a manutenção do equilíbrio da vida. Tudo se inicia e se finda. Precisamos estar preparados para o começo de um e o final de outro. Ter a sabedoria para aceitar isso é crucial para nosso desenvolvimento como pessoa.

Porém, existem algumas situações que parecem não acabar. Geram um vício interminável de indecisão, em que não sabemos se realmente parou ou não. Essa dificuldade atrapalha o equilíbrio emocional, pois quando algo não termina com exatidão, ficamos presos a esse “talvez”, não dando espaço para que o novo entre em nossas vidas.


Mas o que fazer nesses momentos? Primeiro de tudo, entender e aceitar. A aceitação é a parte mais difícil, um dos processos que mais podem demorar em nossa construção.

Tudo o que vivemos faz parte de um conjunto de experiências. As situações ocorrem e nos moldam, evoluímos e passamos para a próxima etapa. Mas para o completo entendimento, é necessário aprendermos a aceitar que o fim vai acontecer. Mesmo que não queiramos.

Encerrar os ciclos de maneira consciente e voluntária é um passo muito importante a ser dado. Conversar com pessoas de confiança sobre isso é crucial. Os diferentes ciclos da vida, um dia chegam ao fim. Mas o fim não está sozinho, ele sempre está acompanhado do recomeço.

Sair da escola para entrar numa universidade, começar a trabalhar, sair de casa para morar sozinho ou junto de alguém, um relacionamento que termina para que outro possa acontecer são exemplos de como o término vem acompanhado do depois. Até mesmo a morte, que é considerada por muitos como o fim de tudo, também vem acompanhada de um início.


Quem já perdeu alguém querido sabe que, após o luto, vem o recomeço, a fase de aprender a viver sem aquela pessoa, e inicia-se uma nova experiência, um novo momento.

Para ter a sabedoria de passar por esses ciclos de maneira saudável, é necessário que a jornada do autoconhecimento nunca pare. Somos eternos aprendizes. Avanços e correções são bem vindos para que nos tornemos pessoas melhores, só assim exerceremos a paciência para aceitar as situações, deixar o que terminou no seu devido lugar e nos preparar para a próxima etapa.

Permita-se viver todos os ciclos que acontecem na sua caminhada.  A sua realização virá com muito mais valor, acredite!

Gostou dessa reflexão?


Compartilhe com seus amigos e comente, queremos saber sua opinião!

Homens inteligentes tratam suas mulheres com carinho, respeito e lealdade!

Artigo Anterior

São João Bosco, interceda por nós neste dia e abençoe nossas famílias! Amém!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.