publicidade

O poema mais verdadeiro já escrito

Ler poemas nos faz sentir uma profunda identificação e familiaridade, porque eles retratam as lutas e sentimentos dos escritores, com os quais, frequentemente, podemos nos identificar.

Nós nos sentimos, de alguma forma, representados por suas obras, como se eles dessem voz a muitas coisas que vivem dentro de nós, mas que não conseguimos explicar.



Por mais que muitas vezes os poemas que lemos sejam antigos, não deixam de nos afetar profundamente, porque as nossas emoções e a maneira como elas nos fazem reagir não mudam. Aquilo que nos torna humanos não é afetado pelo tempo.

Abaixo, apresentamos o poema “Desiderata”, escrito por Max Ehrmann. Esta obra trata principalmente das coisas mais importantes da vida, ressaltando a importância da gentileza, honestidade, respeito e aceitação.

Este poema é um grande incentivo nos seus momentos difíceis e de dúvidas, mantenha-o sempre em perspectiva. Isso o ajudará a expandir sua mente para enxergar o que realmente é importante na vida.

Desiderata


Por Max Ehrmann

“Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto que possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.


Fale a sua verdade, mansa e calmamente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes – eles também têm sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e superior a você. Viva intensamente o que já pode realizar.

Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo estão cumprindo o seu destino.

Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmos.

Seja você mesmo, principalmente, não simule afeição nem seja descrente do amor; porque, mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude.

Alimente a força do Espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil consigo mesmo. Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.

Apesar da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito, seja prudente.

Faça tudo para ser feliz!”

Realmente, uma grande inspiração! Comente abaixo suas impressões sobre o poema de Max Ehrmann.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: andreadonetti / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.