Palavras afetuosas acalmam nosso coração e trazem leveza à nossa alma!

5min. de leitura

As palavras afetuosas são uma maneira especial de demonstrar amor, porque ajudam o outro a liberar sua carga interior e oferecem-lhe oportunidade de recomeçar com mais segurança.



As palavras são poderosas, elas nos possibilitam muito mais do que a comunicação com as pessoas. Por meio delas, somos capazes de desenvolver conexões verdadeiras, nas quais o apoio e o amor incondicionais estão sempre presentes.

As palavras nos permitem verbalizar os nossos sentimentos, mostrar ao outro o seu valor para nós e fortalecer o nosso vínculo a cada novo dia, conforme comprovamos aquilo que dizemos com nossas atitudes.

Infelizmente, nem todos aprendemos desde cedo a importância das palavras, já que muitos somos criados de maneira rude, em que toda forma de comunicação tem o objetivo de ferir e tentar mostrar superioridade.


É por isso que muitos relacionamentos, em qualquer âmbito da vida, acabam por fracassar, porque as pessoas não utilizam a comunicação afetiva, pois estão preocupadas apenas em falar tudo o que pensam, mas não o fazem com sabedoria e inteligência.

A importância de expressar afeto através das palavras 

Aprendemos e ouvimos o tempo todo que as atitudes são o que demonstram quem nós somos e que contam muito mais do que as palavras. Podemos concordar com isso, porque palavras vazias, que não são comprovadas por atitudes, não nos trazem nada de bom.

No entanto, não podemos desvalorizar sua importância. Muitas vezes, aquilo que dizemos para um amigo, familiar ou parceiro romântico em seus momentos de luta e insegurança tem o poder de abrir os seus olhos e ajudá-los a mudar sua perspectiva de vida.


Palavras de amor, apoio e positividade são um bálsamo para o nosso coração durante as dificuldades, e muitas vezes são o melhor incentivo que recebemos para mudar de vida, porque induzem à reflexão e nos permitem caminhar com mais esperança e confiança.

Quando não nos expressamos, seja para pedir ajuda ou para oferecer apoio às pessoas, deixamos de aproveitar uma das melhores bênçãos dos relacionamentos: o companheirismo e a reciprocidade.

Ficamos presos a relações superficiais por medo de mostrar autenticidade e deixamos de aproveitar bem a vida.

Valorizar as palavras é viver relacionamentos mais verdadeiros

Precisamos nos libertar do medo e da insegurança, e demonstrar afeto às pessoas. Devemos mostrar a elas amor e companheirismo de todas as maneiras possíveis, e isso inclui nossas palavras.

Devemos falar mais que as amamos, que queremos sua felicidade, que adoramos sua companhia, que estamos sempre por perto, que elas não estão sozinhas e que somos felizes ao seu lado.

Em todas as oportunidades que tivermos, devemos reforçar que as pessoas são especiais, capazes de superar qualquer decepção e de conquistar o mundo. Precisamos usar as palavras da melhor maneira possível, trazendo calma e leveza ao coração delas.

Ao fazer o bem para outra pessoa, nós o fazemos a nós mesmos e ajudamos a tornar nossos relacionamentos mais maduros e bem-sucedidos.

As palavras afetuosas são uma maneira especial de demonstrar amor, porque ajudam o outro a liberar sua carga interior e oferecem-lhe a oportunidade de recomeçar com mais segurança. Ofereça sempre carinho e amor em suas palavras, e você experimentará na própria vida o poder do amor e da empatia.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: yupiramos/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 26/02/2020 às 6:39






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.