“Para ter responsabilidade sobre sua vida, abandone o passado e abra mão do futuro. Viva o agora!”

A frase a qual utilizei para o título deste texto é uma frase de mestre! Muito relevante para as cabecinhas que vivem constantemente se voltando ao passado ou vivem projetando ideias no futuro.

Quem nunca se pegou distraído, sofrendo, idealizando e totalmente fora do momento presente?

Quando estamos identificados com o passado, lembrando de como era bom antes, reclamando, buscando memórias de coisas ruins, revivendo-as uma segunda, terceira, quarta, infinitas vezes, buscamos energia para ser drenada nesses momentos. Porque é isso mesmo que acontece, nossa energia vital é totalmente esvaziada, quando abrimos mão do nosso precioso tempo para viver agarrados ao passado, em estado de melancolia profunda.

Da mesma forma, projetar o futuro a todo momento é incrivelmente desgastante, pois projetamos um mundo que ainda não existe, imaginando coisas que ainda não aconteceram, trazendo ansiedades, medos, preocupações e debilitando ainda mais nosso corpo!

Já não é mais novidade o quanto esses comportamentos, quando rotineiros, nos adoecem, trazem depressão, pânico, desgastando nosso corpo e nos trazendo também doenças físicas.

Mas, no meio desses turbilhões de comportamentos mentais que intoxicam nosso corpo e drenam nossa energia, a solução é única e infalível: FOCAR NO MOMENTO PRESENTE! Viver o AGORA!

É fato que não devemos viver como se tivéssemos perdido a memória, nem nos isentar de fazer planos futuros. Em alguns momentos, isto é necessário! Estamos falando aqui de casos de desequilíbrio, exageros, porque, às vezes, nós pecamos por excessos mesmo, e nem sequer percebemos!

Portanto, se o passado toma muito tempo da sua atenção ou se você projeta o futuro a todo momento e esquece de viver o agora, provavelmente você está perdido em pensamentos, perdendo energia e aproveitando muito pouco do momento presente, que é muito precioso e está sempre passando, o tempo não perdoa!

Não viver o momento presente acelera o envelhecimento do seu corpo, através das emoções ruins que isso pode gerar!

Quando você conseguir sentir seu corpo no momento em que você está agora, sentir sua respiração saindo e entrando no seu peito, conseguir estar inteiro, sentindo o espaço, as sensações que ele causa, sem precisar lembrar ou projetar nada, apenas apreciando o momento, você estará no momento presente e poderá celebrar a vida que tem.

Se você achar que não tem motivos para celebrar, não se preocupe, eles aparecerão, com certeza! Pois o véu da ilusão irá se romper a qualquer momento, é só praticar a atenção para o único momento que você pode aproveitar, o AGORA!

Morra para o passado a cada instante, você não precisa mais dele. Não anseie tanto pelo futuro, ele ainda não existe e tudo pode ser mudado!

Sinta o poder do momento presente, alcance a plenitude do ser. Sinta a sua presença! Sinta a presença de Deus em sua vida!

PS: Este texto foi escrito baseado em trechos do Livro O poder do AGORA de Eckhart Tolle.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gladkov / 123RF Imagens




Deixe seu comentário