Reflexão

Quando um familiar que amamos nos critica todo o tempo, ele não nos ajuda, mas nos afunda

Capa Quando um familiar que amamos nos critica todo o tempo ele nao nos ajuda mas nos afunda

Receber críticas faz parte da vida, mas muitas vezes elas não são fáceis de ouvir e entender, principalmente quando partem de pessoas que amamos.



A família deveria ser sinônimo de acolhimento, cuidado e proteção, mas quando esses princípios não são respeitados, ficamos desamparados e enfraquecidos emocionalmente.

As críticas destrutivas são aquelas motivadas por raiva, inveja, ciúme, ignorância ou qualquer outro sentimento negativo, permanente ou momentâneo. Elas são ditas de maneira incorreta e indelicada, com ofensas, acusações infundadas e sem nenhuma contribuição para o nosso crescimento e amadurecimento.

Julgamento por parte de familiares pode ser profundamente doloroso, mesmo que você saiba intelectualmente que se trata de um ato de amor. O problema é que esse tipo de crítica, por mais que faça algum sentido em determinado ponto, acaba nos afundando em irritação, culpa e desmotivação, isso porque as críticas não separam as ações da identidade. Quando alguém ataca uma atitude, podemos interpretar como um ataque direto ao nosso caráter.


Se alguém na sua família insiste em confundir o seu valor como pessoa com uma lista de tarefas que ele gostaria que você realizasse, então é hora de lembrá-lo que você é merecedor de amor incondicional. Como lidar com esse tipo de problema?

Tenha inteligência emocional

Caso receba críticas destrutivas, utilize a inteligência e o controle emocional para não se afundar em pensamentos e sentimentos destrutivos, culposos ou depressivos. Mantenha a calma e não se deixe afetar pelo momento, após o acontecido, pense com clareza sobre tudo que foi dito e tente melhorar e evoluir.

Ouça calado ou se retire


É comum querer se defender, mas na hora de uma crítica, o melhor a fazer é se calar e ouvir com atenção tudo o que estão dizendo, isso evita mais conflitos e arrependimentos futuros. Caso esteja lhe fazendo muito mal, peça licença e se retire. Explique que aquela conversa não é saudável e produtiva para nenhuma das partes envolvidas.

Tente conversar com o ofensor

Uma ótima forma de se reaproximar de alguém e quebrar um ciclo de críticas é com uma conversa sincera com ele. Esclareça seus sentimentos, diga como aquelas palavras o afetam e o que você pensa sobre o assunto, e dê sugestões de como quer ser abordado no futuro sobre os pensamentos da pessoa a seu respeito.


Vivemos em uma “ditadura das crianças”, em que são os filhos que mandam nos pais

Artigo Anterior

Mulher manteve caso com o noivo da melhor amiga por 12 anos: “Me deu a atenção que eu precisava”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.