Sabores cinematográficos, televisíveis e literários – #narrativasqueinspiram

4min. de leitura

Histórias inspiram a busca de conhecimento de diversas formas e uma das mais marcantes é através da comida.



Explorar a culinária local, ao viajar para um lugar é uma coisa, faz parte da experiência turística, mas buscar por algo que viu um personagem comendo pode ser um desafio.
No que diz respeito a diversidade gastronômica, o cinema ganha com seus roteiros de filmes que viajam o mundo.

Do Creme Brulee do filme ‘O Fabuloso Destino de Amelie Poulain’ aos Twinkies “caçados” por um dos protagonistas de ‘Zumbilândia’. Onde em um caso o fã vai tentar reproduzir a receita e no outro, terá que buscar pela iguaria importada, ou uma versão “made o país de origem”.

sabores-cinematograficos-capa-e-dentro


Que no caso dos “Twinkies” no Brasil, seriam os bolinhos conhecidos aqui por “AnaMarias”. Vale dizer que a obsessão do personagem de ‘Zumbilândia’ pelos ditos bolinhos tem origem no fato de ser super fã dos filmes ‘Caça-Fantasmas’.

Na tv quem é fã de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ com certeza já experimentou fazer alguns dos pratos mostrados na série durante alguma das refeições em família. E se tem uma família que adora uma boa refeição é a do Chris e o prato mais popular entre os fãs brasileiros é o famoso Mac’N’Cheese (Macarrão com Queijo estilo americano). Enquanto os fãs de Naruto ficaram adeptos do Lamen (mais conhecido no Brasil por miojo) bem elaborado que é mostrado no anime, ao invés do miojo sem graça que os brasileiros costumam comer.

Já os fãs de ‘Supernatural’ em algum momento não resistiram a tentação de fazer um dos tradicionais hamburguers artesanais, com batata-frita, iguaria bem calórica típica dos Estados Unidos e que o personagem Dean Winchester tanto aprecia.


Já no que diz respeito a uma iguaria desejada por ávidos leitores, sugestões não faltam. Porém os fãs dos livros de J.K. Rowling, que narra as aventuras do bruxo Harry Potter, ganham de qualquer Fandom, dado ao simples fato dos cobiçados Feijões de Todos os Sabores e da Cerveja Amanteigada serem alimentos fictícios. O que atualmente, na Inglaterra, deixou de ser ficção já que fãs em visita aos studios terão a chance de provar as iguarias que foram criadas especialmente para eles.

Por isso, se alguém quer tornar uma receita popular, ou real, ou mesmo divulgar algum produto alimentício, antes de pensar em propagandas, talvez a ideia de patrocinar um autor ou autora seja mais válido. Teria fãs de uma narrativa provando e divulgando a iguaria em questão, ao mesmo tempo que ajuda no incentivo a leitura e produções com bons roteiros. Alimento para o corpo e mente!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 20/02/2017 às 1:17






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.