Reflexão

Seja gentil com todo mundo. Nunca sabemos de quem vamos precisar amanhã!

Ser gentil não custa nada e, por mais simples que aparente ser, é um gesto capaz de melhorar a rotina de todo mundo.



Por mais que você diga que não depende de ninguém, lá no fundo da alma, você sabe que esta não é uma verdade absoluta. Pode trabalhar, ser independente e buscar se manter o mais afastado possível do calor humano, mas em algum momento você vai precisar da ajuda do outro.

Imagine se o pneu do seu carro fura no meio do caminho, rumo a um compromisso importante, ou você está fazendo aquela receita deliciosa e se dá conta de que faltou algum ingrediente indispensável. Nessas horas, sempre vai haver alguma alma caridosa pronta para ajudá-lo, possivelmente, um senhorzinho simpático, que não vê problema algum em lhe emprestar um estepe, ou a vizinha, que tem sempre uma xícara de açúcar para lhe emprestar.

A solidariedade está presente até mesmo nos pequenos gestos e se manifesta quando mais precisamos, mesmo em tempos em que a boa vontade parece estar em extinção.

Estamos cercados de pessoas boas, algumas delas talvez nem tenhamos notado, mas estão ali, à espreita: o jardineiro do prédio, o colega de estudos, o frentista do posto de combustíveis, que insiste em chamar você de “chefe”, sem nem ao menos conhecê-lo.

Estão por toda parte, só esperando a primeira oportunidade para “atacar” você com uma enxurrada de gentilezas, auxílio e boas vibrações. São figuras anônimas, mas dotadas de gigantesco senso de altruísmo, que nos dizem “bom dia” olhando nos olhos e desejando-nos “boa sorte” com sinceridade.


Então, fique atento, saiba identificá-las e, principalmente, retribuir-lhes todo esse carinho. Não custa nada ser gentil com o outro, afinal você nunca sabe quando precisará dele também. Está perdidamente enganado quem se isola em seu mundinho e pensa que, do alto da sua ilusória superioridade, nunca vai depender do cuidado alheio.

Dar atenção uns aos outros é uma das maiores virtudes do ser humano, é o que dá sentido à vida e a torna tolerável em sociedade.


Um mundo onde não há respeito e compaixão pelo próximo simplesmente perde o sentido, mas o fato é que, em meio à loucura da rotina diária, acabamos nos esquecendo disso.

Esquecemo-nos do quanto um apoio, uma palavra sincera e um abraço apertado podem motivar a rotina do outro. Então nunca perca a oportunidade de ser simpático com todo mundo, inclusive com quem não o é com você.

O mundo dá voltas, as coisas mudam e as circunstâncias são capazes de mostrar até para os mais arrogantes que, quando todos se ajudam, a vida fica melhor para todo mundo.

 


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: mycteria/123RF Imagens.

Deus está curando nossa Terra. Os resultados serão poderosos!

Artigo Anterior

Amadurecer é saber que suas atitudes antigas te ajudaram a se tornar alguém melhor

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.