2 estudos distintos concluem que a amizade é a chave para um relacionamento bem-sucedido:

4min. de leitura

Samuel Taylor Coleridge disse uma vez, “o amor é como uma flor; A amizade é como uma árvore protetora.” 

Uma boa amizade é essencial, quando se trata de permanecer comprometido e amorosamente  satisfeito em um relacionamento. O amor não é somente o cumprimento de necessidades pessoais e desejos. O amor não é sobre encontros ou flerte. O amor verdadeiro requer em seu núcleo uma verdadeira amizade. A amizade é o ingrediente mais importante na receita do amor.



Uma pesquisa realizada na Universidade de Purdue concluiu que a amizade é o segredo para um relacionamento amoroso duradouro. 

Os pesquisadores descobriram que os casais que valorizam sua amizade com seu parceiro criam relacionamentos com mais compromisso, mais amor e maior satisfação, em todos os âmbitos,  do que os casais que não têm um elo de amizade. O estudo foi conduzido para descobrir como a amizade afeta os relacionamentos românticos. A equipe conduziu dois estudos sobre diferentes casais.

Para o primeiro estudo, 190 alunos que tinham sido em uma relação de uma média de 18 meses foram convidados a preencher alguns questionários para medir a quantidade de dedicação e envolvimento que tinham investido em seu relacionamento, e também para descobrir o que eles esperavam no futuro.  Após um período de quatro meses, os 190 alunos foram chamados para prosseguir o estudo. Acontece que 27% não estavam mais com o mesmo parceiro.

Depois de analisar os resultados da pesquisa, verificou-se que os alunos que obtiveram altos pontos de amizade, obtiveram pontuações elevadas no compromisso romântico, no amor e na satisfação. Mais importante ainda, eles ainda estavam juntos ao seu parceiro.


Já no segundo estudo, 184 estudantes que estavam em um relacionamento pelo menos 16 meses foram convidados para avaliar o quanto eles valorizam aspectos de relacionamento, como companheirismo, segurança, química, auto-aperfeiçoamento e experienciar  coisas novas, numa escala de um a nove.

Estudantes que avaliaram a necessidade para amizade obtiveram mais pontos em compromisso romântico e satisfação plena, comparado aos que avaliaram mais as necessidades pessoais.

Estes resultados trouxeram à luz que a valorização do aspecto de amizade de um romance é um forte indicador de qualidades de relacionamento romântico simultâneo e essencial para determinar o quão estável uma relação é.


Os resultados provaram que o alto comprometimento e realização do casal é possível apenas quando a amizade e companheirismo são elevados.

Ainda acrescentam que a amizade é uma “característica definitiva do amor”, provando que a qualidade de um relacionamento e outros componentes, como a química,  etc, é baseada em como os casais valorizam a isso.

Enquanto casais que tentam satisfazer os seus próprios desejos egoístas são menos propensos a manter o vínculo no relacionamento, a longo prazo.


Direitos autorais da imagem de capa: dolgachov / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.