5 comportamentos tóxicos que levam à separação de um casal

5min. de leitura

Confira uma lista com cinco comportamentos tóxicos a serem ser evitados num relacionamento, para que não levem à separação.



Os relacionamentos românticos, assim como todas as outras relações que mantemos, exigem esforço constante e muita sabedoria e maturidade de ambos os envolvidos.

Para que os relacionamentos sejam saudáveis e duradouros, os parceiros precisam estar comprometidos em oferecer o seu melhor um ao outro e abandonar todas as tendências tóxicas, que levam a brigas, desconfianças e afastamento emocional ou físico.

No entanto, nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes, mesmo sem perceber, matamos os nossos relacionamentos por conta de comportamentos tóxicos, egoístas, e desperdiçamos a oportunidade de ter uma companhia leal para toda a vida.


Na lista abaixo, apresentamos cinco comportamentos tóxicos que levam à separação. Esteja sempre atento a eles e busque evitá-los o máximo possível em sua relação.

1. Críticas constantes ao parceiro

Críticas construtivas são sempre bem-vindas em um relacionamento e podem ajudar a fortalecer e melhorar o vínculo dos parceiros. No entanto, as críticas sem nenhuma intenção positiva, motivadas apenas pelo desejo de criticar ou manipular, podem afetar muito a outra pessoa, inclusive fazer com que o seu sentimento se esfrie.

Um relacionamento forte e duradouro é feito por parceiros capazes de aceitar plenamente um ao outro por quem são. Se for para criticar, faça-o sabiamente, para não sacrificar seu vínculo com a outra pessoa.


2. Permitir insultos do parceiro

Seu parceiro tem o hábito de insultar ou humilhar você, seja entre quatro paredes ou diante de outras pessoas? Esse é um péssimo comportamento, o qual fatalmente levará à separação. Ninguém entra num relacionamento para ser desrespeitado, e você não deve tolerar nenhum tipo de atentado contra sua dignidade.

Não use seu sentimento como desculpa para permanecer numa relação sem respeito, consideração e amor. Quando se encontrar nessa situação, vá embora, pelo seu próprio bem. Você merece um relacionamento muito melhor.


3. A tendência de sempre culpar o outro

Esse comportamento revela grandes problemas numa relação. Alguém que está constantemente culpando a outra pessoa por tudo o que dá errado não quer assumir nenhuma responsabilidade e não está verdadeiramente preocupado em construir um relacionamento madura.

Ninguém consegue permanecer por muito tempo com um parceiro irresponsável e egoísta. Portanto, se quiser preservar o seu relacionamento, é fundamental ser capaz de reconhecer os próprios erros e trabalhar para se corrigir.


4. Silêncio e indiferença

Esse item é o oposto do anterior, algumas pessoas preferem “punir” os seus parceiros com silêncio e indiferença, em vez de culpá-los por tudo, e esse hábito é tão tóxico e prejudicial quanto o outro.

Ignorar o seu parceiro para que ele se desculpe por coisas que pode nem mesmo ter feito ou que ele “entre na linha” é algo completamente desrespeitoso. A base de uma relação duradoura é uma comunicação clara e respeitosa. Quando esse hábito permanece, rapidamente, a união se desgasta e chega ao fim.


5. Exigir muito do parceiro, sem lhe oferecer nada em troca

Exigir muito do nosso parceiro é um grande sinal de que o relacionamento não está destinado a durar muito. Não temos o direito de exigir nada de ninguém, ainda que tenhamos compromisso com a pessoa. Todos devem ter sua liberdade respeitada, sem tentativas de manipulação ou sabotagem.

Se a outra pessoa não está disposta a lhe oferecer o que você precisa ou deseja, cabe a você decidir estar ao seu lado ou não, mas nunca exigir algo que ela não está disposta a lhe oferecer naturalmente. Não é assim que relacionamentos bem-sucedidos acontecem.

O que achou da lista? Concorda?

Compartilhe suas experiências através dos comentários e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: Federico Marsicano/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.