5 sinais de que o amor acabou e que não há mais volta

6min. de leitura

Uma das verdades difíceis de aceitar nessa vida é que nem todos os amores foram feitos para durar.



Podemos viver bem com a pessoa hoje, e amanhã perceber que as coisas não são mais tão incríveis como costumavam ser. Nossos corações podem não disparar mais quando estamos ao lado da pessoa e a distância pode não ser mais um problema. As coisas simplesmente mudaram e agora essa pessoa deixou de ser uma prioridade para nós.

Claro que esse não é o desejo de ninguém ao decidir compartilhar a vida com alguém. Ninguém se une a alguém pensando em separar nem investe tanto tempo e sentimento em um relacionamento, apenas esperando o seu fim. No entanto, algumas vezes é exatamente isso que acontece: o fim chega e, para o nosso próprio bem, precisamos reconhecer isso e seguir em frente com as nossas vidas, apesar das dores.

Os sinais de que o amor acabou costumam ser  nítidos, mas algumas pessoas insistem, acreditando tratar-se de uma fase, na ilusão de que a outra pessoa voltará. No entanto, fazer isso é apenas prolongar a dor.


Se reconhecer esses sinais em seu relacionamento, aja com maturidade, siga o seu caminho e permita que a outra siga o dela.

A vida é muito curta para mendigar ou lutar por um amor que não existe mais.

Abaixo trazemos 5 sinais de que o amor acabou e não adianta insistir.

1. Você deixa de relevar algumas coisas com as quais costumava ter paciência

Quando amamos de verdade uma pessoa, aprendemos que algumas coisas devem ser relevadas. Algum hábito que para nós parece estranho, alguma escolha que não concordamos, uma amizade que não nos agrada, enfim… aprendemos a deixar de lado algumas coisas, porque não vale a pena sacrificar o amor por coisas pequenas.


No entanto, quando o amor deixa de existir, a nossa paciência também fica mais curta. As coisas que antes costumávamos suportar tornam-se  intoleráveis.

2. Você não deseja mais passar tempo ao lado da outra pessoa

Esta é uma indicação muito clara de que o sentimento se esgotou, pessoas que se amam querem estar juntas, querem compartilhar momentos especiais, rir, criar memórias. Se você ou a outra pessoa não sentem mais o desejo de estar juntas nem mesmo nos seus momentos de intimidade, é porque o sentimento está desgastado.

Se até a comunicação entre vocês é limitada apenas às coisas triviais como assuntos sobre a casa ou a família, o amor está cada dia mais distante de vocês.

3. Você começa a comparar o seu relacionamento atual com os anteriores

Quando o amor está acabando, nós começamos a comparar o relacionamento atual com os antigos, pensando em como a vida seria se ainda estivéssemos com a outra pessoa. Nós nos pegamos comparando defeitos e qualidades dos ex com os da pessoa que está ao nosso lado atualmente, supondo que não nos faria passar pelas mesmas coisas que passamos agora.

Em alguns momentos, podemos até nos sentir tentados a dar uma nova chance a alguém que já provou não ser bom o suficiente, apenas para escapar da situação chata que vivemos com a pessoa atual. Repensar relacionamentos passados é um dos grandes sinais de que o amor não existe mais.

4. Cada um começa a se importar apenas com a própria vida

Um relacionamento é uma parceria onde os envolvidos estão constantemente fazendo planos juntos e se importam verdadeiramente com o bem-estar e felicidade um do outro. No entanto, quando o amor começa a se esgotar, a preocupação com o outro também desaparece. Ambos se concentram apenas nas próprias vidas e os sonhos em conjunto perdem o valor.

Se você sente que não existe mais uma cumplicidade entre vocês e o egoísmo começou a fazer parte da relação, deixe ir, porque esse é um sinal de que o amor não é mais a base do relacionamento, e sem ele nada mais pode existir.

5. O respeito deixa de existir

É impossível ter um relacionamento saudável, se não há respeito. Se algum dos dois não respeita mais o outro em todos os níveis, é porque o amor já deixou de existir há muito tempo. É claro que algumas vezes podemos ofender os nossos parceiros sem intenção, mas quando o desrespeito se torna corriqueiro, as coisas já deixaram de ser saudáveis e precisam de um fim.

Estar em um relacionamento onde o desrespeito parece ser uma regra é desperdício de tempo e felicidade. Não fique preso a uma situação como essa. Recupere a sua dignidade e vá embora.

Aceitar o fim de um amor é algo doloroso, mas necessário. Portanto, se algum dos sinais acima reflete a realidade do seu relacionamento, repense tudo o que está vivendo e se realmente é essa a vida que deseja para si.

Só podemos encontrar o melhor lado da vida quando nos libertamos de tudo aquilo que não nos faz bem.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Larm Rmah/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.