5 sintomas de intoxicação emocional

7min. de leitura

“Eu me sinto vulnerável, fico com raiva facilmente e, ocasionalmente, sinto a necessidade de ir embora e deixar tudo. Passo de interesse à indiferença em uma fração de segundo, pois ao mesmo tempo que tenho vontade de começar um projeto, também me aborreço.



Vivo em uma montanha russa constante, os risos e as lágrimas me acompanham e me desestabilizam nos momentos mais inesperados. É preciso um grande esforço para separar minhas preocupações presentes e passadas, e a insegurança reina em minha vida.

Muitas vezes reajo de formas desproporcionais, e não posso explicar claramente os meus pensamentos e emoções, o que está me causando muitos problemas. Além disso, não me sinto confortável com nada nem ninguém que me sufoque, pois sinto uma profunda necessidade de ter alguém que pegue minha mão …”

Você se identifica ou reconhece o comportamento de alguém com quem convive nestas palavras? Este poderia muito bem ser o discurso de uma pessoa sob influência da intoxicação emocional. Muitos de nós entendemos os efeitos da intoxicação alcoólica são, as percepções são alteradas, a capacidade de reação se deteriora, o pulso do coração se retarda …


Mas somos capazes de interpretar a intoxicação emocional?

Se você está passando ou já passou por momentos de grande carga emocional, provavelmente está intoxicado. As causas são diferentes, porque somos seres emocionais em nossa totalidade. Mas em qualquer caso, intoxicação emocional é a consequência de não nos darmos tempo diário para cuidar de nosso interior.

1. Suas percepções se alteram

Você está vendo o mundo através das emoções, não ouve a razão, não ouve a si mesmo, e muito menos os outros. No final do dia, pode te parecer um desperdício de tempo, embora isso não possa estar mais longe da realidade.


Isso pode causar nervosismo e impaciência diante de reações emocionais inesperadas que estão além de seu controle, pois não sabe como lidar com o que vem a seguir.

2. Suas inseguranças se afloram

Suas inseguranças surgem e controlam sua vida. Você se tornou mais reativo e fica na defensiva com frequência. Sua autoestima está completamente baixa e você se sente completamente vulnerável a qualquer evento.

Suas forças estão fracas e suas emoções te impedem de ver claramente o seu valor o que é capaz de fazer. Isso fomenta o desenvolvimento de sua dependência emocional, tanto que às vezes você acha que não pode fazer nada por si mesmo.

3. O bloqueio emocional te impede de avançar

Dar passe livre às nossas reações emocionais sem antes passar por um filtro mental, limita a nossa capacidade de comunicar e progredir. Muitas vezes nos deparamos com situações com as quais não sabemos lidar por conta de nossa intoxicação.

Digamos que estar emocionalmente intoxicado te impede de pensar antes de falar e construir perspectiva sobre o que está acontecendo.

“Deves ter a cabeça sempre fria, o coração sempre quente e a mão larga”, disse Confúcio. Uma reação quente faz com que não controlemos nossas emoções e fortalece nossos impulsos, pois não seremos nós mesmos agindo no momento.

4. A vertigem emocional te impede de abandonar o que não te faz bem

O “medo de deixar ir”, eu defino como “vertigem emocional”. Ele não é nada além do medo em seu estado puro, o medo de enfrentar o vazio que a perda gera. É o medo de luto pela perda de nosso amor por sacrifício, e nossa propensão para o masoquismo.

Você se sente irritado se fica fora do roteiro que programou para sua vida, e sente que, se desviar, vai causar uma catástrofe que desequilibrará completamente sua vida. Você não se sente capaz de continuar com sua vida se abandonar esses hábitos ou pessoas que permanecem ao seu lado, mas, ainda assim, você sabe que alguma coisa sobre elas é errada.

5. A preguiça mental rege a sua vida e capacidade de esforço

Se você está intoxicado, sente que não ouve o que os outros estão dizendo e que sua atenção e memória têm sido excessivamente seletivas.

Esta situação se agrava se você se encontra na encruzilhada de uma discussão, quando começa a torcer as palavras ouvidas e tirar suas próprias conclusões de acordo com suas frustrações e problemas.

Não significa que não queira agir de forma adequada, mas te exige um tremendo esforço mental assumir diferentes perspectivas sobre qualquer assunto e estar ciente de tudo. E não, você não tem a energia para enfrentar esses desafios diários, você se sente sem força.


Como lidar com a intoxicação emocional?

Devemos entender que, quando estamos sob a influência de nossas emoções e inseguranças, nos prejudicamos enormemente. Não interpretamos as coisas com precisão e é muito provável que dizemos ou fazemos coisas das quais nos arrependemos mais tarde.

Devido a esses problemas, é importante estarmos cientes de que estamos cheios de emoções e que precisamos de tempo para processá-las e aceitá-las.

Se aprendermos a identificar esses cinco sintomas rapidamente, perceberemos nosso excesso de emoções a tempo, permitindo nos controlar, algo extremamente vantajoso para nosso equilíbrio vital.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.