Algumas histórias de amor não duram pra sempre, mas nem por isso deixam de valer a pena

4min. de leitura

Toda história de amor a que nos propomos viver, inclusive as que não deram certo, traz-nos aprendizados para o resto da vida.



Não é só porque um relacionamento acabou que essa história não tenha sido útil para as nossas vidas. Aliás, estamos sendo desleais com nós mesmos, quando acreditamos que as paixões que vivemos não devem ser vistas como aprendizados. O tempo que dedicamos a algo ou a alguém que, em algum momento, tornou nossa vida muito melhor, jamais é em vão.

É comum, por exemplo, nós nos depararmos com pessoas que enchem a boca para falar sobre o quanto se arrependeram de ter se relacionado com alguém.

O que também não falta é gente por aí que não perde uma oportunidade de falar mal de seus ex-amores, como se eles nunca tivessem sido importantes na sua vida. Por mais traumático que tenha sido o final de uma história, essa frustração não apaga os inúmeros momentos de felicidade que um casal viveu, enquanto acreditava que aquele amor duraria para sempre.


Possivelmente, todos nós teremos o coração partido pelo menos uma vez na vida, porque algumas histórias de amor não foram feitas para durar, e tudo bem.

Não há problema nenhum nisso! Relacionamentos que não tenham dado certo servem para nos mostrar quais são os nossos limites, para nos fazer amadurecer e enxergar qual tipo de amor buscamos e merecemos.

Mesmo que uma pessoa tenha sido abusiva ou foi infiel em uma relação, ficar remoendo esse rancor não leva ninguém a lugar nenhum. Não podemos deixar que pessoas que feriram o nosso coração interfiram em nossa vida quando já estamos sozinhos ou em novos relacionamentos.

Elas devem ficar no passado, junto com todas as dores que nos causaram; no presente, devem permanecer no máximo as boas lembranças do que um dia foi muito bom. Sentir raiva de quem quer que seja nunca é uma boa opção, ainda mais quando o alvo desse ressentimento é alguém que já foi importante em nossa trajetória sentimental.


Toda história de amor a que nos propomos viver nos transmite lições que levamos para o resto de nossas vidas. Estamos sendo injustos com nós mesmos quando nos criticamos por alguma história de amor que já tenhamos vivido. Os sorrisos, as lágrimas ou mesmo os conflitos que vivemos em histórias de amor são em vão.

Eles formaram o nosso caráter e nos mostraram até onde fomos capazes de ir para fazer um relacionamento dar certo.

Se acabou, é porque não era para ser. Na memória, devem ser mantidas as boas lembranças e os aprendizados que nos fizeram enxergar qual tipo de pessoa queremos ter ao nosso lado.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.