4min. de leitura

Ame-se em primeiro lugar, assim não dependerá de outra pessoa para fazê-lo por você

O amor-próprio é uma das bases mais importantes de uma vida saudável, mas nem sempre vem fácil.



Muitos de nós temos grandes dificuldades de nos enxergar como o centro da própria vida, por isso, ainda que inconscientemente, transferimos a outras pessoas a responsabilidade de nos amar.

Pode parecer algo natural para nós depender do amor alheio, mas isso é muito perigoso, porque nem sempre as pessoas nos amarão e ficarão do nosso lado para sempre, e nenhum afeto que vem de terceiro pode suprir o que deveria vir de nós mesmos.

O primeiro passo para qualquer relacionamento funcionar é ambos estarem bem consigo mesmos, amarem-se de verdade e colocarem-se em primeiro lugar. Uma pessoa que não tem saúde emocional em dia não será capaz de oferecer a sua melhor versão a ninguém, e acabará transmitindo todas as suas inseguranças para a relação, sabotando-a antes mesmo de começar.


Você não pode garantir que nenhuma pessoa o amará por toda a vida, portanto precisa fazê-lo por si mesmo.

Você precisa se amar com toda força e intensidade, precisa se querer mais do que a qualquer um e abrir mão de coisas – e pessoas – que não lhe trazem felicidade, ainda que isso lhe doa. Precisa ser o dono da própria história e tirar o protagonismo de sua vida das mãos de outra pessoa.

Quando você colocar esse hábito em prática, verá que é tudo de que sempre precisou. O amor-próprio transforma a nossa história, ele nos coloca como protagonistas e nos ensina a nos oferecer todo o amor de que precisamos, para que nunca mais necessitemos de ninguém para manter nossa autoestima em dia.

O amor-próprio nem sempre é fácil, precisamos admitir. Ele não elimina os nossos dias ruins nem faz todas as inseguranças e medos desaparecerem, mas nos dá mais segurança para enfrentar qualquer desafio.


Ninguém está isento dos sentimentos negativos, porque eles fazem parte da natureza humana, mas o amor-próprio é uma grande arma que nos permite lidar com eles com maturidade.

Fortaleça o seu amor-próprio, porque assim sua felicidade estará em suas mãos, e você não precisará mendigar atenção e afeto de quem nem mesmo se importa com você. Não procure validação externa, porque ela nunca será suficiente para lhe trazer a completude que você merece, apenas o amor-próprio o fará se sentir completo.

Você, antes de qualquer outra pessoa, merece o seu mais verdadeiro amor. Ame-se verdadeiramente e não dependerá de mais ninguém para ser feliz.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Avi Richards/Unsplash.

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.