4min. de leitura

A AMIZADE MULTIPLICA AS ALEGRIAS E DIVIDE AS ANSIEDADES

A amizade é uma protetora da nossa saúde física e psicológica. Mostra-se que o isolamento tem um grande impacto na mortalidade; na verdade, existem estudos que dizem que a falta de apoio psicológico pode equiparar seus efeitos nocivos sobre a saúde com cigarro, pressão arterial alta, colesterol elevado, obesidade ou falta de exercício.



Neste sentido, podemos dizer que os laços estreitos que criamos com os outros duplicam nosso bem-estar e dividem as angústias. Porque criar relações emocionais próximas nos fortalece, sem dúvidas.

É verdade que não é fácil conseguir uma proximidade psicológica satisfatória com as pessoas ao nosso redor, porque muitas vezes as decepções fazem-nos preferir a solidão. No entanto, essa solidão não deve significar isolamento, e nossa saúde não tem que sofrer.

Amizade, formação de laços afetivos

a amizade multiplica2


Estarmos cercados por pessoas que nos querem bem nos fortalece psicologicamente e evita dificuldades emocionais decorrentes de várias questões como divórcio, um dificuldade financeira ou doença.

Ou seja, ter amigos nos ajuda a dividir o estresse. É maravilhoso ter um confidente, uma pessoa que possa oferecer ajuda, conselho ou um ombro para chorar. A mera presença de pessoas queridas em nossas vidas diminui o impacto dos acontecimentos ruins com os quais temos de lidar.

Portanto, a qualidade e frequência das nossas relações amigáveis parecem ser a chave para reduzir o desconforto e sofrimento que às vezes nos domina. Ilustradores desta questão são as palavras de Robin


O psicólogo e pesquisador James Pennebaker demonstrou experimentalmente que falar sobre os problemas tem um efeito benéfico fisicamente e psicologicamente.

O fortalecimento de nossas habilidades emocionais

a amizade multiplica4

Quando falamos de habilidades emocionais, nos referimos a nossa capacidade de reconhecimento, canalização e dominação dos sentimentos, empatia e sentimentos que aparecem nas relações sociais.

Portanto, não é surpreendente que, quando temos bons amigos, conseguimos fortalecer nossas habilidades emocionais. Isto, por sua vez, permite-nos ter uma disposição melhor para os outros virem até nós (e vice-versa), então teremos mais opções para criar relacionamentos significativos.

“Essa sensação maravilhosa de ter uma corda de segurança emocional que nos protege não pode ser comparada a nada. Sentir-nos amados não é apenas tranquilizador, mas também revitalizante.”

Esteja ciente de que quem quer te ver, falar com você e está interessado em como você está, te leva a um estado emocional que te salva do abismo em inúmeras ocasiões. Pode ter certeza de que essas pessoas que tanto ama constituem uma parte importante de sua vida.

Não se esqueça: um sorriso, uma conversa ou uma palavra de encorajamento são verdadeiros salva-vidas que nos mantêm seguros quando somos vítimas de medo ou desconforto.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: La Mente es Maravillosa

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.