Esta é a causa mais comum de infelicidade nos relacionamentos (de acordo com uma terapeuta de casais):

4min. de leitura

Georgina, uma de minhas clientes solteiras, fez-me a seguinte pergunta:



“Com os relacionamentos, você tem seus desejos sobre como quer ser tratado e o que está procurando em um parceiro.

Quando você expressa seus desejos, não é uma forma de expectativa? Por exemplo, você espera que seu parceiro seja cuidadoso com você e seus sentimentos, que te trate com respeito, que te priorize e  passe tempo com você regularmente.

Você pode explicar a diferença entre desejos e expectativas?”

O que eu disse para Georgina:


“Não há nada de errado em ter esses desejos. É claro que estas são as coisas que você quer em um relacionamento. Mas expressar seus desejos é uma forma de expectativa. Se você está em um novo relacionamento, por que expressaria esses desejos, se a pessoa com quem você está estivesse fazendo essas coisas?

E se a pessoa não está fazendo essas coisas, então, por que você está no relacionamento?

“Se você quer um parceiro que o trate com respeito, que se preocupa com você e seus sentimentos, que te considera uma prioridade e quer passar tempo com você regularmente, então,  precisa escolher um parceiro que já faça essas coisas”.

Em muitos novos relacionamentos, nós nos convencemos de que podemos, de alguma forma,  fazer com que a outra pessoa mude – que se a amarmos o suficiente e dermos a ela o que quer, ela mudará e nos dará o que queremos. Se isso é o que você está fazendo, então, não está sendo honesto consigo mesmo.


As falácias desse pensamento são duplas. Aqui está a verdade:

1.As pessoas tendem a nos tratar da maneira como nós nos tratamos

Se você está mudando a si mesmo, a fim de agradar aos outros, não está priorizando seus próprios sentimentos, nem se tratando com respeito. Você está rejeitando e abandonando a si mesmo e, provavelmente, atrairá parceiros que acabarão fazendo o mesmo.

2.Se você ama a si mesmo, vai, naturalmente, escolher um parceiro que ama a si mesmo e a você

Nesse tipo de relacionamento, você não precisa expressar seus desejos, porque está com alguém cuidadoso, respeitoso e disponível.

Se o seu parceiro já não está fazendo as coisas que você quer, esperar que ele mude não é realista.

Se você está em um relacionamento com alguém que não está cumprindo suas expectativas e não deseja melhorar, você tem duas opções: você pode partir,ou você pode optar por aceitá-lo exatamente como ele é.

A escolha que você não tem é mudá-lo. Você pode expressar seus desejos para sempre, mas se essa pessoa não estava cumprindo seus desejos antes de se comprometerem, e se ela atualmente não está interessada em melhorar, tudo será inútil.

Em um relacionamento amoroso, podemos certamente fazer pedidos razoáveis ​​- todos nós precisamos fazer isso, às vezes. Mas se você pedir uma ou duas vezes e seu parceiro não lhe der o que você precisa e não estiver aberto a explorar o problema com você, então, você  precisa aceitar plenamente que seu pedido não vai ser atendido.

O que aconteceria se você aceitasse plenamente o seu parceiro, exatamente como ele é, e aprendesse a cuidar de si mesmo, em vez de se concentrar no que não está recebendo dele?

Você poderia se surpreender com as melhorias em seu relacionamento!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.