Estar sozinho é muito melhor do que viver em um relacionamento abusivo

4min. de leitura

Quando nos amamos, compreendemos que estar sozinhos é muito melhor do que permanecer em um relacionamento tóxico ao lado de quem não nos respeita. 



Ao longo da vida, muitos de nós nos submetemos a relacionamentos abusivos pelo simples medo da solidão. É como se não estivéssemos preparados para lidar sozinhos com a própria carência e precisássemos de alguém que desse sentido para nossa vida, mesmo que de uma maneira tóxica.

O ciúme é o principal indício desse tipo de relação abusiva. Relevamos a cobrança, a desconfiança e aos poucos nos afastamos da família e dos amigos a pedido de alguém que diz nos amar. Com o passar do tempo, surgem as proibições, as ofensas e a necessidade de nos fazer inferiores, desmerecendo nossos sonhos e conquistas.

E, quando nos damos conta disso, estamos diante de um relacionamento muito longe de ser o que sonhamos, mas ao mesmo tempo não o terminamos por medo de ficar sozinhos. É preciso entender que este tipo de relação não faz bem a ninguém.


Antes de embarcarmos em um relacionamento, devemos aprender a nos amar, pois só assim seremos capazes de estabelecer relacionamentos saudáveis.

Quando nos amamos, compreenderemos o nosso valor e o que merecemos, a partir de então, estamos prontos para estabelecer os limites de um relacionamento pautado pelo respeito e pela confiança. Portanto, não se submeta a um relacionamento tóxico pelo simples medo da solidão.

Manter-se nesse tipo de relação, com a esperança de que a outra pessoa vá mudar um dia, não é a melhor alternativa. Pessoas abusivas raramente mudam seu comportamento, caso você não se imponha. Mostre-lhe sua voz, diga quais são suas condições e, se elas não forem atendidas, não hesite em partir.

Continuar investindo numa relação que não nos completa é desperdício de tempo e energia.


A solidão não é a pior coisa do mundo, até porque, se você observar à sua volta, perceberá que nunca vai estar só.

Há sempre um amigo disposto a ouvir os seus desabafos, um familiar para lhe dar um colo e novos projetos a pensar. Quando estamos sós, é que realmente enxergamos quem somos e o do que somos capazes.

Aprenda a se amar e a amar a própria companhia, afinal você é a pessoa mais importante deste mundo.

Quando nos damos conta do próprio valor, o Universo também afasta de nossa vida quem não está disposto a tornar os nossos dias mais felizes e a dar o amor que tanto merecemos.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.