Porque as pessoas que gostam de passar tempo sozinhas podem se conectar mais profundamente com os outros

4min. de leitura

Solitários são grandes amigos.



Embora essa ideia pareça contraintuitiva, foi provada verdade.

Os solitários, neste caso, são aqueles que gostam de ficar sozinhos. São solitários por opção.

Eles não devem ser confundidos com aqueles cujas experiências de vida negativas ou predisposição biológica (ou ambos) resultaram em certas neuroses ou patologias que os fazem preferir a “realidade” virtual do que a interação social.


Jonathan Cheek, um psicólogo na Universidade de Wellesley, refere-se a este grupo como “solitários forçados.” Muitos deles evitam estar sozinhos, mas não têm outra opção. Como tal, eles são propensos à solidão, e as respostas ao estresse que vêm com isso. Não é legal.

Solitários por opção são um grupo diferente. E eles naturalmente possuem certas características que os tornam bem adaptados em fazer ligações mais profundas com os outros.

Eles têm pouca necessidade de aceitação

porque as pessoas que2


Solitários e introvertidos não estão particularmente preocupados com quantos amigos têm no Facebook. Eles podem nem ter redes sociais.

Esta falta de preocupação é uma poupança de energia, porque, aceitemos: as mídias sociais podem nos drenar muito. Além disso, como solitários não têm essa necessidade de afirmação e não são tão propensos a ouvirem a opinião dos outros, são capazes de ver o mundo sob uma luz diferente e oferecerem novos pontos de vista.


Eles passam tempo tentando encontrar aqueles com quem ressoam

Solitários por opção não são pessoas que não gostam de fazer amizade. De fato, em muitos casos, podem ser extrovertidos e ter vastos círculos sociais. Mas não concedem o rótulo de “melhor amigo” para todos em seu círculo.

Eles não veem benefício em manter amizades falsas. Preferem investir seu tempo em desenvolver amizades duradouras com pessoas que partilham as suas ideias, e tendem a valorizar muito o intelecto.

Isso é importante para eles.


Eles têm pequenos círculos de amigos e são leais em suas amizades

Encontrar amizades profundas e duradouras baseadas em intelecto e ideias pode ser difícil.

É por isso que há uma ligação tão profunda quando as pessoas que gostam de estar sozinhas fazem amizade com outras pessoas que gostam de estar sozinhas. A lealdade para com um espírito tão parecido é quase embutida.

Além disso, elas podem desfrutar de seu tempo juntas, mas sem sentirem uma ligação ou dependência uma da outra.


Elas encontram vitalidade na solidão

porque as pessoas que3

Essas pessoas são drenadas por estímulos cotidianos – telefones, meios de comunicação, ruído, e até mesmo muita luz. Elas encontram uma sensação de conforto ao se separarem do mundo. Na verdade, elas são realmente estimuladas quando estão sozinhas.

Até os solitários extrovertidos com um extenso círculo social vão escolher conscientemente se separar dos grupos sociais, porque sabem que é uma decisão saudável para eles.

Esta escolha é muitas vezes interpretada como indiferença ou mesmo arrogância. Mas não é assim.

Então, na próxima vez que você estiver sentindo uma necessidade de conexão profunda com alguém, considere seus amigos solitários.

Eles podem ser difíceis de encontrar, mas a conexão valerá o esforço.

Você tem um amigo solitário que sempre te ajuda? Compartilhe a sua história!

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.