Relacionamentos

“tivemos de fazer terapia de casal muitas vezes”, diz michelle obama

o amor tivemos que fazer
oamortivemos que fazer

Nós temos o costume de olhar para outros casais, especialmente de famosos com muita idealização.

Imaginamos que eles vivem relacionamentos perfeitos, cheios de momentos únicos proporcionados por seu dinheiro, influência e amor eterno. É difícil para nós conceber a ideia de que alguém que possui praticamente tudo o que deseja pode passar por algum tipo de dificuldade.

No entanto, essa é uma visão bem equivocada. O amor não é fácil para ninguém, ele tem os próprios desafios e momentos complicados para todos os casais.

Não existem relacionamentos ou parceiros perfeitos, e se quisermos construir algo duradouro com outra pessoa, precisamos compreender que as dificuldades sempre estarão presentes e que é responsabilidade de ambos encontrar uma maneira saudável de lidar com elas.

Michelle Obama, esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e protagonista de um dos relacionamentos românticos mais admirados do mundo todo, já deu algumas declarações que mostram que todos os casais passam por desafios em seu relacionamento.

O casal, que está junto há mais de 26 anos e tem duas filhas, é inspiração para homens e mulheres em todo o mundo, mas Michelle afirma que, mesmo relacionamentos saudáveis, passam por crises e não estão isentos de ajuda profissional.

Durante o Essence Festival 2019, a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama deu importantes conselhos sobre relacionamentos românticos:

O casamento é uma escolha que você faz todos os dias. Você não faz isso porque é fácil, você faz porque acredita nisso, você acredita na outra pessoa. E, senhoras e senhores, é por isso que é tão importante casar com alguém que você respeita. É importante casar com alguém que é igual a você, casar e estar com alguém que quer que você ganhe da mesma maneira que você quer que eles ganhem.

Ela reforça que os relacionamentos são formados por duas pessoas, por isso ambas precisam fazer a sua parte para que a relação funcione: “Meu marido é meu companheiro de equipe. Se vamos ganhar este jogo juntos, ele tem que ser forte e ele tem que estar bem comigo sendo forte. Eu não quero um jogador fraco no meu time, nem ele. Mas, às vezes, nós nos sentimos fracos porque parece fácil. E seja cauteloso com o homem ou a mulher que quer apenas a pessoa fácil.”

Também fala que as mulheres não podem esquecer de cuidar de si mesmas: “Somos as primeiras a cuidar de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, mas somos as últimas em nossa própria lista. A boa notícia é que podemos fazer uma mudança. Eu vi isso em minha vida. E isso começa com todas nós como mulheres, pesquisando em nós mesmos e em nossas histórias, e compartilhando o que aprendemos umas com as outros. Então, eu quero ouvir de você: o que você faz para se tornar prioritária?”

Michelle afirmou, em entrevista no programa de televisão Good Morning, America e também durante a divulgação de seu livro, “Minha história” (“Becoming”), que já buscou ajuda profissional diversas vezes para manter seu casamento na linha:

“Aconselhamento matrimonial, para nós, era um daqueles caminhos com os quais aprendemos a falar sobre nossas diferenças. Eu conheço muitos casais jovens que sofrem e pensam que, de alguma maneira, há algo errado com eles. Quero que eles saibam que nós trabalhamos o nosso casamento e procuramos ajuda profissional com o nosso casamento quando precisamos. Momentos de dificuldades no relacionamento são oportunidades para conhecermos melhor a nós mesmos. O que eu aprendi sobre mim foi que a minha felicidade dependia de mim e passei a me exercitar mais, comecei a pedir ajuda, não apenas dele [Barack], mas também de outras pessoas. E assim parei de me sentir culpada por tudo que não estava dando muito certo.”

As declarações de Michelle são muito importantes para que se desperte nas pessoas a consciência de que casamento é algo sério e precisa ser trabalhado todos os dias. Não há problema algum em buscar ajuda, quando necessária, o problema é sofrer com os mesmos problemas por anos e nunca encontrar uma solução.

Nenhum casal ou relacionamento é perfeito, e quanto mais cedo nos dermos conta disso, mais saudáveis serão as nossas relações.

 

*Com informações de Portal Raízes.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: reprodução/White House Flickr.

0 %