Um amor de verdade é compartilhado por pessoas que amam sem possuir e vivem sem depender

4min. de leitura

“Ame sem possuir e viva sem depender.”



Umas das coisas que tornam os relacionamentos românticos difíceis são o apego e a dependência que alguns casais nutrem um pelo outro. Seja por consequência de experiências na infância ou por decepções amorosas passadas, muitas pessoas sentem a necessidade de “tomar o controle” das vidas de seus parceiros românticos ou de acreditar que eles são completamente necessários para tudo.

Provavelmente, você já esteve em um relacionamento assim ou conhece alguém que se sentiu sufocado ou manipulado por seus parceiros românticos, e apesar disso ser algo muito comum, não significa que é normal.

Muitas pessoas convivem todos os dias com parceiros extremamente ciumentos e manipuladores. Essas pessoas pouco a pouco perdem o controle das próprias vidas e toda a alegria de ter alguém ao lado começa a se tornar insatisfação.


Existem muitos relacionamentos abusivos no mundo, e uma das principais razões disso é a forma como o amor nos foi explicado. Muitas pessoas acreditam que amar se refere a dominar o pensamento de seu parceiro, estabelecer estratégias de controle e domínio para que ele nunca mais se interesse por mais ninguém ou até mesmo manipular a sua vida para que possa sentir-se no controle do relacionamento.

As pessoas raramente vivem o amor como ele realmente é. Elas não entendem que amar é apreciar sem querer possuir, é admirar sem depender e desejar sem limitar.

A prova mais verdadeira de que vivemos um amor saudável é quando vivemos juntos, conservando a nossa individualidade

Um amor de verdade acontece quando ambos respeitam os amigos, os sonhos e os objetivos um do outro, quando sabem que o outro tem direito ao seu espaço e ao seu silêncio, mesmo nos momentos em que mais desejam estar ao seu lado; quando apreciam um ao outro pelo que já são e não sentem a necessidade de mudar tudo sobre o outro para se sentirem mais felizes.


Um amor saudável  é construído por duas pessoas que sabem que são completas sozinhas, e que decidem unir-se pelo sentimento, não por apego ou dependência. Essas pessoas aprenderam a lidar com as suas questões internas, antes de procurar alguém para estar ao seu lado, porque sabem que não têm o direito de colocar o seu fardo sobre os ombros de ninguém.

Um amor de verdade é compartilhado por pessoas que amam sem possuir e vivem sem depender.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Candice Picard/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.