Fábio assunção: “venci a dependência química, graças a Deus”

4min. de leitura

O ator Fábio Assunção, atualmente com 48 anos, é um galã da teledramaturgia brasileira, que já atuou em grandes novelas e é reconhecido por todos os brasileiros.



No entanto, polêmicas em sua vida pessoal mudaram muito a visão das pessoas sobre ele e geraram comentários que afetaram a sua vida por algum tempo.

A dependência química de Fábio fez com que muitas pessoas desacreditassem em seu trabalho e espalhassem piadas de mau gosto nas redes sociais, o que acabou chegando até a sua família e exigindo uma readaptação interna.

Como está estreando uma nova série na Globoplay chamada “Onde está meu coração”, na qual interpretará o pai de uma médica dependente de crack, Fábio resolveu aproveitar a oportunidade para falar sobre a questão em uma entrevista ao jornal O Globo.


“Um dos grandes problemas da dependência é as pessoas terem vergonha de falar sobre ela, porque dificulta o processo de reequilíbrio (…) O vício não é uma questão de caráter ou uma escolha. Não é você aceitar uma propina. É impulsão, compulsividade.”

Além disso, também usou a entrevista para esclarecer muitas dúvidas e boatos que circulavam em torno do seu vício: “Sim. Já superei essa questão, isso não faz mais parte da minha vida, graças a Deus. Quando esse processo cessou, há quatro, cinco anos, acreditei que o álcool, aceito socialmente, poderia ser um caminho secundário, alternativo, para lidar com algumas coisas, sem as consequências de uma droga pesada. Mas é preciso contextualizar isso. Herdei conceitos de que a droga tinha a ver com liberdade, com a subversão de um sistema castrador, era uma outra época.”

Desde 2017 muitas piadas e imagens do ator, com mensagens irônicas relativas à sua condição, circulavam em muitas redes sociais como forma de diversão, representando a ansiedade pelo final de semana e pela bebida. No carnaval deste ano, muitas pessoas foram às ruas com uma máscara com o rosto do ator, que já tinha virado um símbolo na internet, mesmo contra a sua vontade.


Em entrevista ao programa Conversa com o Bial, da Globo, Fábio comentou sobre o caso e disse que já tinha pensado em processar os autores dos “memes”.

Até sua família se viu envolvida na história. Recentemente, seu filho João Assunção, de 16 anos, o defendeu nas redes sociais, após publicarem um vídeo antigo, denegrindo a imagem do ator.

Fábio já passou por momentos muito complicados em sua vida pessoal, onde teve que lidar com a sua própria condição – muito séria – e ao mesmo tempo manter-se firme emocionalmente para não permitir que a maldade das outras pessoas o impedisse de melhorar e recuperar o controle sobre sua própria vida.

Felizmente, com muita fé e dedicação, o ator agora comemora por estar livre da dependência e pode seguir a sua vida com saúde e ao lado das pessoas que ama.

Uma grande vitória para ele e sua família, e uma lição para todos nós, que traz uma mensagem de respeito ao próximo, tão necessário em nossa sociedade.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Leo Aversa/Agência O Globo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.