Testes

Dinheiro não é tudo! A figura que você viu nesta imagem revela seu grau de avareza!

Capa Dinheiro nao e tudo A figura que voce viu nesta imagem revela seu nivel de avareza

Dinheiro na sua mão “é vendaval” ou você é do tipo mão fechada? Descubra neste teste!

Infelizmente, problemas financeiros são uma questão com que a maioria de nós pode se identificar. De acordo com um levantamento nacional feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, para que um brasileiro pudesse viver dignamente, com o básico e lazer, o salário mínimo deveria ser ao menos cinco vezes maior.

A não ser que você seja um dos privilegiados que ganham milhões no fim do mês, é provável que já tenha sentido que seu dinheiro simplesmente não era suficiente. Talvez não seja mesmo.

Existem pessoas mais propensas a gastos constantes, guiadas pela ideia de que devemos consumir como se não houvesse amanhã, e outras que já querem economizar um pouco do que ganham. Pode ser para uma viagem, um celular novo ou uma emergência; economizar um pouco não faz mal!

No entanto, a coisa muda de figura quando a economia se transforma em avareza! A pessoa é capaz de prejudicar a si e a outro apenas para manter o status imaginário de ter um pouco a mais de dinheiro. E isso começa a interferir na vida dessa pessoa e de todos à sua volta.

Você se considera uma pessoa avarenta? Gostaria de descobrir? Então, preste atenção na imagem acima, a primeira figura que identificou mostra quão “mão fechada” você é.

(Para todos verem: escolha entre os itens identificáveis na imagem, uma pomba e uma raposa, e confira seu grau de avareza abaixo.)

Quando estiver pronto, confira os resultados abaixo!

Se você viu uma pomba primeiro

Na base do “só se vive uma vez” e “o dinheiro foi feito para gastar”, você já se enfiou em algumas belas enrascadas financeiras, e ainda assim não mudou seu comportamento!

Você é do tipo que se sente feliz comprando as coisas de que gosta na hora em que você quer, talvez porque não teve acesso a recursos no passado. Sua carteira está aberta para qualquer ocasião! Não existe tempo ruim ou época das “vacas magras”, seu objetivo é viver esbanjando, custe o que custar. E, na maioria das vezes, custa muito. O limite do seu cartão de crédito que o diga!

Cuidado com esse estilo de vida hedonista, ele pode lhe garantir coisas muito boas no momento, mas se os custos não forem calculados, o resultado de um momento de gastos descontrolados podem ser dívidas exorbitantes.

Vale a pena um momento de alegria fugaz por vários meses de dor de cabeça? Apenas você saberá julgar isso, então pense bem em sua resposta.

Se você viu a raposa

Assim como o animal que você identificou primeiro na figura, você é astuto e está sempre de olho na melhor forma de cuidar de si e dos seus objetivos. E é claro que prestar atenção nas suas finanças pessoais faz parte desse plano!

Você é do tipo de pessoa tão mão de vaca, que os mais velhos diriam que você “dá tchau de mão cerrada”. Para gastar o seu suado dinheirinho, o evento ou item tem que ser algo que povoa seus sonhos há tempos, do contrário, você não tem interesse em gastar com aquilo.

Para se divertir, você prefere as saídas mais baratas ou mesmo os locais com entrada gratuita! E caso isso não seja possível, você precisa ser avisado com antecedência para que, caso queira de verdade ir, comece já a economizar.

No entanto, sua mesquinharia é tanta que, muitas vezes, você nem sabe o porquê de estar guardando tanto dinheiro. Pode ser que a ideia de ter posses lhe dê algum tipo de prazer, um sentimento de superioridade. Mas tenha cuidado, guardar é sempre bom, mas se está prejudicando seu convívio com outras pessoas, talvez esteja na hora de abrir um pouco a mão e viver de forma diferente.

 

0 %