Coração de um guerreiro: 15 citações atemporais do samurai

6min. de leitura

Há mais de 300 anos atrás, Yamamoto Tsunetomo ditou as citações e sabedoria que se tornariam Hagakure: O Livro do Samurai. O livro é descrito como “uma janela para a mente samurai, iluminando o conceito de bushido (o Caminho do Guerreiro), que ditou como se esperava que um samurai se comportasse, se conduzisse, vivesse e morresse. Enquanto Hagakure foi durante muitos anos um texto secreto conhecido apenas pelos vassalos guerreiros do clã Nabeshima, ao qual o autor pertencia, mais tarde veio a ser reconhecido como uma exposição clássica do pensamento samurai. “Um aspecto surpreendente deste livro é o tempo em que foi escrito: muito antes da influência ocidental no Japão. No tempo de Tsunetomo, bushido era um código que fortemente se relacionava ao conceito Zen de “muga”, ou a “morte do ego”. Conforme o passar do tempo, o estilo de vida Samurai tornou-se menos misterioso, e diferentes interpretações do bushido foram feitas por muitas pessoas. Tão velho quanto o conhecimento pode ser, o conceito de Bushido é verdadeiramente atemporal.



1. “A vida não é tão importante quando forçado a escolher entre a vida e integridade”.

2. “Se alguém é excessivamente rigoroso, seus subordinados se tornarão indignos de confiança. Se for muito confiável, seus subordinados se tornarão incontroláveis.”

3. “Uma vez que uma pessoa alcançou a iluminação em algo, vai ter uma mente iluminada e compreenderá muitas coisas.”


4. “Eu vou dar-lhe a resposta para a pergunta “O que é mais importante para o coração de um guerreiro?”. A resposta é:” Desejar a cada segundo de cada dia com a própria alma realizar seu objetivo.”

5. “Um guerreiro é inútil a menos que se eleve e mantenha-se forte no meio de uma tempestade.”

6. “Se você for pego desprevenido por uma tempestade repentina, não deve correr loucamente pela estrada ou esconder-se sob as casas. Você ficará encharcado de qualquer maneira. Aceite isso desde o início e siga seu caminho. Desta forma, você não será incomodado com um pouco de chuva. Aplique esta lição a tudo.”


7. “Você vai saber quem são seus verdadeiros amigos quando ficar doente ou angustiado. Se você pensou que alguém era um amigo, mas manteve distância durante seus tempos difíceis, ele deve ser considerado um covarde.”

8. “O segredo para um casamento feliz é este: Trate seu cônjuge toda a sua vida como tratou quando o conheceu, e nunca haverá espaço para discórdia.”

9. “Um guerreiro deverá continuar empenhado em seus pais com as profundezas de sua alma, ou então depois que eles já tiverem morrido, será preenchido com pesar por aquilo que deveria ter feito.”

10. “A sabedoria vem de prestar atenção a pessoas sábias. O amor vem de buscar sempre o bem dos outros e colocá-los antes de si mesmo. Bravura é desenvolvida por simplesmente ranger os dentes e ter determinação de quebrar qualquer barreira sem levar em conta as circunstâncias.”

11. “Certamente não há nada mais importante na vida do que o que nós fazemos no momento presente. Toda a vida de uma pessoa consiste em nada mais do que um momento em cima do outro, uma e outra vez. Uma vez que isto estiver claro, o guerreiro não terá mais nada para se preocupar, porque perceberá que apenas tem de viver no momento presente com a máxima intensidade.”

12. “A vida de um homem é somente um vapor que desaparece em um instante. Deve-se passar a vida fazendo o que gosta. Tão curta como é a vida, é tolice para gastá-la apenas fazendo as coisas que se odeia.”

13. “Se você mantiver sua espada desembainhada e empunhada, então ninguém se atreverá a se aproximar, e você não terá aliados. Mas se você nunca empunhá-la, ela irá enferrujar e as pessoas vão assumir que você é fraco.”

14. “À medida que o tempo passa e os homens envelhecem e se deterioram, defina o seu ritmo e comece a viver saudável para realizar seus sonhos de longa servidão ao seu senhor. Quando todos se destacam é difícil se destacar, mas quando os outros começam a declinar, torna-se muito mais fácil alcançar a grandeza.”

15. “Todas as manhãs, um guerreiro deve comprometer-se a morte. Na meditação da manhã, veja-se morto de várias maneiras, tais como atingido por flechas, balas, espadas e lanças, sendo varrido por uma onda gigante, queimado pelo fogo, atingido por um raio, morrendo em um terremoto, caindo de uma grande altura, ou sucumbindo à uma doença avassaladora. Um guerreiro mais velho disse: “Uma vez fora da sua porta da frente, você está cercado por morte. Uma vez que sair de sua porta, você estará cercado por inimigos.” Este provérbio não é meramente uma parábola, mas uma maneira de se preparar para o seu destino.”

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.